Atualmente com 62 anos de idade, o ator irlandês Liam Cunningham tem uma longa carreira no cinema e na televisão. Confira cinco dos melhores trabalhos do seu currículo:
“Game of Thrones” (2011-2019)
É claro que o ator apareceu em “Game of Thrones”, talvez o maior “cabide de empregos” para atores britânicos desde a franquia “Harry Potter”.
Cunningham interpretou o Sir Davos Seaworth, que apareceu pela primeira vez na segunda temporada, como parte do núcleo do Stannis (Stephen Dillane) e da Melisandre (Carice van Houten). O personagem era um cavaleiro de origem humilde, que teve sua posição social elevada por Stannis.
“A Princesinha” (1995)
Baseado no clássico livro de Frances Hodgson Burnett e dirigido pelo futuro vencedor do Oscar Alfonso Cuarón (“Gravidade”), o filme conta a história de uma garotinha enviada para um internato durante a Primeira Guerra Mundial. Depois que seu pai, interpretado por Cunningham, é dado como morto em combate, ela passa a ser uma serva no local.
“Ventos da Liberdade” (2006)
Estrelado pelo irlandês mais querido do momento, o vencedor do Oscar Cillian Murphy (“Oppenheimer”), o filme se passa durante a Guerra da Independência da Irlanda. A história segue dois irmãos lutando contra as forças britânicas. O diretor Ken Loach venceu a Palma de Ouro pelo longa no Festival de Cannes.
“Fome” (2008)
Dirigido pelo futuro vencedor do Oscar Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”), o longa se passa nos anos 80 e retrata uma greve de fome liderada pelo republicano irlandês Bobby Sands (Michael Fassbender). Assim como “Ventos da Liberdade”, é um filme interessante para quem quer saber mais sobre a tumultuada relação entre Irlanda e Inglaterra.
“O Problema dos 3 Corpos” (2024-presente)
Em seu projeto mais recente, Liam Cunningham voltou a trabalhar com os criadores de “Game of Thrones”, David Benioff e D.B. Weiss, na nova série da Netflix, confira a sinopse oficial da produção:
“Um grupo de cientistas faz descobertas revolucionárias ao longo das décadas. Ao mesmo tempo, as leis da ciência começam a cair por terra.”
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.