Uma das músicas mais populares do Metallica, “Nothing Else Matters” é não só um dos hits da banda, como ainda é uma das músicas mais marcantes do clássico Black Album (1991). Escrita exclusivamente pelo vocalista James Hetfield, a música fala sobre algo muito particular e quase ficou de fora do disco.
A música, que é praticamente uma balada, tem um clima pesado, mesmo sendo uma das mais leves do disco, e sua letra possui um sentido ambíguo. Isso porque “Nothing Else Matters” fala da saudade que podemos sentir das pessoas que estão distantes.
James começou a escrevê-la durante a turnê Justice, em 1990. Na época, ele ligou para sua namorada para compartilhar alguns trechos. Quando essa informação chegou à imprensa, a música ganhou sua interpretação ambígua.
Isso aconteceu pois, apesar do que foi divulgado, posteriormente o músico explicou que o tema central é o amor e a saudade, não apenas entre familiares de sangue, mas também entre irmãos e amigos. E vale lembrar que a música não menciona nenhum romance específico.
Inicialmente, Hetfield ficou relutante sobre lançar a música oficialmente, porque ele sentia a canção como algo muito particular dele. Porém, os demais integrantes insistiram em trabalhar na música.
“Era uma música que não pensava em tocar para outras pessoas, apenas para mim mesmo. Os caras da banda ouviram “Nothing Else Matters” e acharam que ela era fantástica. Eu disse que eles estavam loucos, era apenas uma baladinha feliz que fazia eu me sentir bem”, contou Hetfield em entrevista.
Após muita insistência, incluindo do produtor Bob Rock, Hetfield acabou cedendo e “Nothing Else Matters” finalmente foi incluída no repertório do disco, tornando-se mais um grande sucesso da banda, por fim, ele admitiu que gostou de ter trabalhado na música.
“E eu fiz uma baladinha feliz que me fazia sentir bem, mas ela acabou sendo lançada. Sou grato por eles terem levado adiante, é uma canção com a qual muitas pessoas se conectam”, apontou.
Tradução de “Nothing Else Matters” do Metallica
Tão perto, não importa o quão distante
Não poderia ser muito mais sincero
Desde sempre confiando em quem nós somos
E nada mais importa
Eu nunca me abri deste jeito
A vida é nossa, nós a vivemos do nosso jeito
Todas estas palavras não são da boca para fora
E nada mais importa
Eu procuro confiança e eu encontro em você
Todo dia para nós, algo novo
Mente aberta para uma visão diferente
E nada mais importa
Nunca me importei com o que eles fazem
Nunca me importei com o que eles sabem
Mas eu sei
Nunca me importei com o que eles dizem
Nunca me importei com os jogos que eles jogam
Nunca me importei com o que eles fazem
Nunca me importei com o que eles sabem
E eu sei
Em resumo, a letra diz que todos os sentimentos bons, saudades e o amor que tem pela companheira e pelos demais permanece mesmo com ele estando longe. Ele tem essa confiança de que eles também continuarão o amando. E enquanto os sentimentos permanecerem, nada mais importa.
72 Seasons: o novo álbum do Metallica
O Metallica segue em plena atividade e, recentemente, lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio, intitulado 72 Seasons. O álbum foi lançado oficialmente no dia 14 de abril e despertou o interesse do público devido à um aceno às raízes da banda nas novas músicas.
O disco conta com 12 faixas inéditas e já está disponível em todas as plataformas digitais.