Lagertha existiu na vida real? Tudo sobre a personagem de Vikings
Uma das personagens mais queridas pelos fãs de “Vikings” (2013-2020) é Lagertha, a primeira esposa de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), interpretada por Katheryn Winnick (“Na Mira do Perigo”). Mas será que ela realmente existiu na vida real?
Assim como com vários outros personagens da série, essa é uma pergunta um pouco difícil de responder, já que os Vikings não mantinham registros escritos próprios e a maioria dos escritos sobre eles foi escrito por outros povos.
O personagem Ragnar, por exemplo, é um que aparece em registros históricos, mas mesmo assim não é certeza que ele realmente existiu. Os primeiros registros sobre ele são poemas épicos e sagas Vikings e a maioria dos registros escritos sobre ele foram feitos centenas de anos depois de quando ele teria morrido. Para complicar ainda mais: vários Vikings e reis nórdicos afirmaram ser descendentes dele, aparentemente por uma questão de status, já que Ragnar se tornou uma figura lendária entre os Vikings – não muito diferente do que Robin Hood é para os ingleses.
O caso de Lagertha é um pouco parecido. Ela teria sido uma guerreira Viking e governante do território onde hoje está a Noruega. Mas os primeiros registros sobre ela apareceram no século 12, centenas de anos depois de quando ela teria morrido. Historiadores modernos acreditam que Lagertha que aparece em sagas Viking, como a Saga de Ragnar Lothbrok, não teria sido uma pessoa real, mas sim um reflexo de contos Viking sobre mulheres guerreiras ou sobre a divindade nórdica Thorgerd.
“Vikings”
“Esta série dramática acompanha a vida do viking Ragnar Lothbrok em sua jornada para ampliar o domínio nórdico e desafiar um líder incompetente e sem visão” (sinopse da Netflix).
As seis temporadas de “Vikings” estão disponíveis na Netflix, mas apenas para assinantes dos planos sem anúncio “devido a restrições de licenciamento”.
Fonte: ScreenRant.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.