Praticamente 14 anos desde o último filme, a franquia Jurassic Park foi revitalizada, tomando proporções maiores sob o nome de Jurassic World. Ambientada 22 anos após os eventos do filme original, a nova saga acompanha o desenvolvimento das criaturas pré-históricas geneticamente modificadas.
Deste modo, além dos três filmes originais, a franquia ganhou mais 3 títulos, mostrando os dinossauros como criaturas mais inteligentes voltando a caminhar livremente sobre a Terra. Com isso, muitos se perguntam qual é a sequência adequada para assistir aos filmes da série.
Contudo, conforme citado anteriormente, a franquia Jurassic World é ambientada anos após a “Jurassic Park Trilogy”, e seus filmes seguem a ordem de lançamento, pois acompanham a evolução gradativa do convívio entre humanos e dinossauros. Sendo assim, as produções podem ser vistas na seguinte ordem:
- Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)
Um novo parque é criado, apresentando dinossauros geneticamente modificados. Mas quando uma das criaturas começa a apresentar um comportamento mais inteligente, os planos de entregar lazer para os humanos dá errado e coloca diversas pessoas em risco.
- Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)
Quatro anos após a destruição do novo parque depois do ataque dos dinossauros fora de controle, o filme mostra a Ilha Nublar completamente abandonada. Embora o lugar seja ideal para manter essas criaturas afastadas dos humanos, um vulcão no local ameaça causar uma nova extinção.
- Jurassic World: Domínio (2022)
Após a destruição da Ilha Nublar, humanos e dinossauros passaram a conviver juntos no planeta. Mas esse frágil equilíbrio remodela o futuro e deve determinar de uma vez por todas quem será a verdadeira espécie dominante na Terra.
Jurassic World 4: detalhes e data de estreia
Mesmo após a recepção negativa do último filme, um novo Jurassic World está em desenvolvimento. Previsto para estrear em 2025, o novo filme conta com direção de Gareth Edwards na direção, além de contar o criador da franquia, Steven Spielberg, como produtor executivo.
David Koepp, co-autor do filme original de 1993, ao lado de Michael Crichton e roteirista da primeira sequência, O Mundo Perdido – Jurassic Park, também estão de volta para ao novo filme. Mas o elenco enfrentará algumas baixas.
A nova história não contará mais com a presença de Chris Pratt, além de outros nomes que também fizeram parte da recente franquia. Por enquanto, os únicos nomes confirmados são os de Jonathan Bailey, de Bridgerton, como o protagonista e Scarlett Johansson em um papel não revelado.