Jurassic Park: Qual a ordem cronológica dos filmes?

Um dos clássicos do cinema, Jurassic Park foi percursos em trazer às telonas dos cinemas, os enormes animais da época pré-histórica. Os dinossauros dominaram as produções cinematográficas da década 1990, inovando a experência de imersão aos filmes com efeitos visuais. 

Baseado no livro escrito por Michael Crichton, “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros”, o primeiro filme foi lançado em 1993 e dirigido por Steven Spielberg. O cineasta já era conhecido e premiado por “Tubarão” e “E.T: O Extraterrestre”, além de ter lançado os primeiros longas da franquia de “Indiana Jones”, tendo um currículo recheado com experiência em efeitos visuais.  

Cronologia dos filmes

1º – Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993)

A história do primeiro longa começa quando o proprietário do Jurassic Park, John Hammond (Richard Attenborough), recruta alguns cientistas e especialistas para avaliar o super parque temático, localizado na ilha fictícia de Isla Nublar. A ideia era de que o ambiente estivesse seguro para abertura ao público, porém acontecimentos aterrorizantes dominam as atrações. O filme está disponível na HBO Max e Paramount+.

2º – “Jurassic Park – O Mundo Perdido” (1997)

Também produzido por Steven Spielberg, o segundo filme retrata Hammond perdendo a propriedade e a empresa InGen, responsável pela criação dos seres pré-históricos. Como forma de proteção, escondeu os projetos em uma segunda ilha fictícia, a Isla Sorna, onde reproduzia os dinossauros, porém um segundo incidente acontece e entram em conflito com os novos proprietários da InGen, que querem contrabandear os seres para um parque próprio. O longa está disponível na Star+.

3º – “Jurassic Park III” (2001)

Mesmo indo bem nas bilheterias mundiais, foi o longa da franquia que menos arrecadou. Dirigido por Joe Johnston, a história conta a trajetória do Dr. Alan Grant, que pesquisa a inteligência dos Velociraptor, porém não encontra financiamento para o seu projeto, até que conhece Paul e Amanda Kirby, que o enganam para tirar proveito da expedição. O filme está disponível na Apple TV+.

4º – “Jurassic World” (2015)

Lançado 22 anos depois da trilogia, foi dirigido por Colin Trevorrow, sendo o primeiro longa da nova trilogia de Jurassic World. A história traz Simon Masrani (Irrfan Kahn), CEO da Masrani Global Corporation, que comprou a empresa InGen de 1997, para tentar recriar seu próprio parque temático, com a ideia de fazer um local melhor do que criado por Hammond. O filme está na plataforma da HBO Max e Apple TV+. 

5º – “Jurassic World: Reino Caído” (2018)

O segundo filme da nova trilogia foi dirigido por JA Bayona, e mostra os dinossauros vivendo pacificamente quatro anos depois da interferência humana, ao conseguirem escapar do Jurassic World. Cientes de sua existência, humanos novamente tentam frequentar a ilha, e conta com o retorno de Jeff Goldblum ao papel, desde sua aparição em “Jurassic Park: O Mundo Perdido”. O filme está disponível na Apple TV+.

6º – “Jurassic World: Domínio” (2022)

O último longa da trilogia foi lançado neste ano, quatro anos depois da destruição da Ilha Nublar. Os dinossauros se tornam uma ameaça à vida humana, que caçam por todo o mundo. O equilíbrio da terra está em risco e é determinado se os seres humanos continuarão dominando como espécie ou não o planeta. Dirigido por Colin Trevorrow, arrecadou cerca de US$ 1 bilhão em bilheterias mundiais e está disponível na Apple TV+.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.