Lançado em 2015, o filme “Joy – O Nome do Sucesso” chegou aos cinemas trazendo uma produção estrelada por Jennifer Lawrence em uma história baseada em fatos reais. No longa, conhecemos Joy Mangano, uma mulher que desde pequena possui uma grande criatividade.
Durante a fase adulta, ela precisa conciliar a jornada de mãe solteira com a de inventora, precisando ultrapassar barreiras sociais para conseguir chegar aonde sempre sonhou. Para isso, ela terá de lutar muito para se tornar uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Conheça a história real por trás do filme
Nascida em 1956, Joy Mangano começou desde cedo a criar invenções extraordinárias pensando que poderia criar algo importante. O filme apresenta um trecho da infância de Joy e como sua vida adulta era difícil e cheia de desafios, principalmente com sua família, quando, aos 30 anos, conseguiu chegar ao estrelato.
Suas criações começaram aos 15 anos, quando trabalhava em um hospital veterinário e sentiu que uma ideia poderia diminuir o caso de atropelamentos animais. Para isso, ela criou uma coleira fluorescente para protegê-los. Como não conseguiu colocar sua ideia em prática, viu seu produto ser desenvolvido por outra empresa.
Sem desistir dos planos, ela foi para a Universidade Pace, em Nova Iorque, onde se formou em 1978 em Gestão de Empresas. Apesar do diploma, ela nunca trabalhou na área e se casou com Anthony Miranne, que, diferente do filme, não era um cantor venezuelano, e sim, seu colega de turma. Com ele, Joy teve três filhos: Christie, Robert e Jacqueline.
Nessa época, trabalhava como secretária e foi responsável pelas reservas de uma companhia aérea. Depois de se divorciar, em 1990 surgiu a ideia de desenvolver um esfregão diferente do mercado e comprou os fios de algodão e os enrolou em um bastão, assim como o filme apresentou.
Os produtores começaram a vender em lojas locais e Joy batizou sua a empresa de Arma Products e, mais tarde, trocou para Ingenious Designs. Sua carreira decolou quando fechou com a QVC, um canal de televendas que anunciaria seus produtos. Porém, ela não conseguiu outros apresentadores, e foi Joy quem foi para frente das câmeras fazer o seu produto brilhar.
Após isso, seu produto bateu recordes de vendas e ela começou a ter reconhecimento em cima de suas criações, criando outros produtos prósperos. Até hoje, sua empresa continua faturando milhões e conseguiu acumular uma grande fortuna com suas ideias excepcionais.
Curiosidades do filme
Este foi o terceiro trabalho de Jennifer Lawrence ao lado do diretor David O. Russell. Os dois já haviam trabalhado juntos em outro grande sucesso da carreira da atriz em “O Lado Bom da Vida” e também em “Trapaça”. Vale ressaltar que ambos os filmes foram indicados ao Oscar de Melhor Filme e Jennifer ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “O Lado Bom da Vida”.
Outra curiosidade é que “Joy – O Nome do Sucesso” também recebeu indicação ao Oscar de Melhor Maquiagem e Cabelo em 2016, pois a equipe conseguiu criar personagens e looks condizentes com a época em que o filme se passava. Eles também criaram o visual do esfregão Miracle Mop, que é um dos elementos principais da narrativa.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do Star+.
Elenco de Joy – O Nome do Sucesso
Além de Jennifer Lawrence como protagonista, o filme também tem no elenco: Bradley Cooper (Nasce uma Estrela), Robert De Niro (O Irlandês), Édgar Ramírez (Dia do Sim), Isabella Crovetti-Cramp (Ele É Demais), Diane Ladd (Férias Frustradas de Natal), Virginia Madsen (O Mistério de Candyman), Isabella Rossellini (Veludo Azul), Elisabeth Röhm (Lei & Ordem), entre outros.