Protagonizada por Keanu Reeves, John Wick é, sem sombra de dúvidas, uma das franquias de ação mais famosas e bem sucedidas da atualidade. Chegando no 4º filme da franquia, a saga apresenta filmes frenéticos e violentos sobre um submundo de assassinos profissionais.
O protagonista, vivido por Reeves, e sua caracterização são um dos aspectos mais interessantes da franquia. O personagem possui uma “mitologia” própria, construída por seus feitos violentos. “Baba Yaga”, como é conhecido, é temido por bandidos e mafiosos de todos os tipos.
Ao longo da saga, é revelado que Wick foi treinado e criado pela máfia russa Ruska Roma. Como sinal de fidelidade, o personagem de Keanu Reeves ostenta várias tatuagens significativas. Segundo uma matéria do portal Screen Rant, estes são os significados das tatuagens do mortal assassino:
- Fortis Fortuna Adiuvat
O verdadeiro passado de John Wick ainda não chegou a ser explorado, mas, uma de suas tatuagens mais proeminentes é a frase “Fortis Fortuna Adiuvat” em suas costas, que aponta que Wick pode ter sido um fuzileiro da Marinha americana.
A frase pode ser traduzida como “A sorte favorece os corajosos”. O mote é o lema de um dos batalhões mais famosos das forças armadas americanas.
- Mãos rezando sobre a cruz
Outra tatuagem com grande destaque nas costas do personagem são as mãos rezando sobre uma cruz. O desenho parece ser uma referência à obra “Estudo das Mãos de um Apóstolo”, pintura feita pelo artista alemão Albrecht Dürer.
Esta tatuagem pode apresentar dois significados: ou que Wick pode ser ou pode ter sido um homem de muita fé, ou então que ele é um grande apreciador de arte, pois a obra original de Dürer é considerada um dos exemplos mais importantes de desenho com tinta preta em papéis azuis.
- Lobo
O lobo mostrando dos dentes no ombro do personagem parece ter sido feita em uma cadeia. Isso porque tatuagens de lobos, tigres ou leopardos são conhecidas como “oskals”, e são tatuados em prisioneiros que são agressivos diante da autoridade.
Se John não ganhou sua tattoo na cadeia, é possível que ele tenha sido marcado pela Ruska Roma por insubordinações na juventude.
Demais tatuagens de John Wick
O personagem tem mais alguns desenhos espalhados por seu corpo, o que parecem ser tatuagens relacionadas à máfia russa. Isso porque, por exemplo, Iosef Tarasov possui uma tatuagem diferente nas contas, mas com o traço parecido com a de John.
Pode ser que, durante o tempo que o personagem passou com os Tarasov, Wick tenha feito algumas de suas tatuagens. Suas tatuagens também podem celebrar o tempo que passou a serviço da família Ruska Roma, indicando seus profundos níveis de comprometimento e devoção.
Vale lembrar que todos os membros da Alta Cúpula são tatuados. Isso serve não só para demonstrar suas conquistas e alianças, mas também, diferenciá-los da sociedade comum. A Alta Cúpula funciona fora das regras da sociedade, contando com seus próprios valores e dogmas.
Mais sobre John Wick 4
Na nova sequência, o assassino profissional John Wick agora virou metade do submundo dos assassinos contra ele com sua vingança contra a Alta Cúpula, que agora está entrando em sua quarta rodada em Nova York, Berlim, Paris e Osaka.
John deve elevar suas habilidades ao máximo, junto de seus poucos aliados enquanto luta para sobreviver. Porém, escapar não será tão fácil dessa vez, pois o implacável chefão do submundo Marquis de Gramont está atrás da cabeça de John, além da própria Alta Cúpula.
O elenco do filme conta com o retorno de rostos conhecidos dos filmes anteriores, como Laurence Fishburne, Ian McShane e Lance Reddick, que faleceu recentemente. Entre as novidades, nomes como Bill Skarsgård e Donnie Yen ganham destaque na trama.
John Wick 4: Baba Yaga está em cartaz nos cinemas. Assista ao trailer: