Que a lendária banda The Who foi formada por músicos talentosos, não há dúvidas, afinal o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend são reverenciados por seu talento e influência até hoje. Entretanto, um nome essencial para a banda também foi o baixista John Entwistle.
Sendo o único da banda com treinamento musical formal, Entwistle sempre se destacou bastante na banda por sua habilidade impressionante no baixo, instrumento que assumiu ainda nos anos 60. Porém, o talento do músico ficou ainda mais claro em sua carreira solo.
Um ótimo registro desta fase é de 1999, no DVD The John Entwistle Band – Live, que traz uma apresentação da banda do músico no Itchycoo Park Festival, em Manchester, cinco anos antes de sua trágica morte em 2002.
Vale lembrar que Entwistle foi o primeiro membro da banda a lançar um álbum solo, ainda em 1971, mas se aproveitou dos anos 90 para investir em seu trabalho solo, pois era um período em que o The Who reunia-se apenas em ocasiões especiais, uma vez que havia “chegado ao fim” em 1983.
No DVD, o músico e sua banda tocam em um ambiente ao ar livre e apresentam diversas músicas originais de Entwistle, junto de sucessos do The Who. Além disso, o material também conta com diversas cenas inéditas do músico em casa, na estrada e nos bastidores com seus próprios companheiros de banda. Atualmente, o show completo pode ser encontrado no YouTube:
A morte de John Entwistle
Ainda em 1999, o The Who voltou a se reunir para diversos shows beneficentes em casas de show pequenas, até que as apresentações voltaram a chamar atenção, desencadeando uma série de grandes turnês nos anos 2000.
Entretanto, nas vésperas do início de mais uma turnê em 2002, John Entwistle foi encontrado morto em seu quarto no Hard Rock Hotel em Las Vegas, Nevada. Ele morreu no dia 27 de junho daquele ano, aos 57 anos de idade.
Segundo o laudo do legista, sua morte aconteceu devido a um ataque cardíaco induzido por uma quantidade indeterminada de cocaína. Vale ressaltar que Entwistle tinha uma doença cardíaca grave e costumava fumar 20 cigarros por dia.