Criado por James Wan e Leigh Whannell, inicialmente, em 2004, a ideia do filme Jogos Mortais foi ser um curta de terror, porém, o filme conseguiu crescer e tornar-se um sucesso. Como o primeiro lançamento conquistou o público nos cinemas, a franquia foi se desenvolvendo, chegando até o décimo filme, com “Jogos Mortais X”, que, inclusive, estreia nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (28).
Desde o primeiro filme, os fãs puderam ver várias mortes impactantes e perceberam que, a cada produção, foram aumentando as apostas para os personagens e o público – às vezes emocionalmente, outras vezes violentamente. Por ser uma franquia extensa, é normal que se esqueça quantas mortes já ocorreram, por isso, relembre abaixo quantas foram em cada filme.
Confira as mortes de cada filme
Jogos Mortais – 2004
Neste filme, foram 6 mortes, e é até hoje considerado um dos melhores filmes da franquia. A produção foi responsável por introduzir o vilão Jigsaw/John Kramer, de Tobin Bell, quando iniciou suas torturas agonizantes. Apesar de ser um filme forte, vale lembrar que, em Jogos Mortais, as mortes são mantidas em uma contagem mínima e dependem principalmente de flashbacks ou fatalidades fora da tela.
Jogos Mortais 5 – 2008
Também foram 6 mortes, depois que o grupo foi responsável por matar 8 pessoas em um incêndio. Os jogadores descobrem que terão de trabalhar juntos para vencer o maligno plano de Jigsaw, porém, optam por se sabotarem, gerando uma série de desastres.
ESPIRAL – O Legado de Jogos Mortais – 2021
Foram 8 mortes no total, tendo Chris Rock no elenco. Apesar disso, é um dos filmes com menor aprovação no IMDb, pois abordou uma história sobre o sistema policial corrupto e como Jigsaw tenta limpar o departamento por meio de assassinatos.
Jogos Mortais 2 – 2005
Ao todo foram 9 mortes, quando os espectadores puderam ter a chance de ver a primeira criação de Jigsaw, revelando sua aprendiz Amanda ( Shawnee Smith ), que seria a primeira de muitos discípulos do antagonista.
Jogos Mortais 3 – 2006
Dez mortes ocorreram no filme, onde foi abordado a história de Jeff e como ele causa algumas das mortes mais importantes da franquia: Amanda, com um tiro, e o próprio Jigsaw, com uma serra de osso na garganta.
Jogos Mortais 4 – 2007
Também houve dez mortes, com protagonismo do detetive Rigg ( Lyriq Bent ) em uma jornada para não salvar as pessoas, principalmente porque as vítimas escolhidas são: um cafetão, um agressor doméstico e um estuprador em série, fazendo com que o espectador não tenha empatia por elas.
Jogos Mortais 6 – 2009
13 mortes foram computadas na história, em um enredo onde o setor de seguros de saúde é o eixo principal, quando dois funcionários entram um jogo em que eles devem cortar mais carne do que o outro ou correm o risco de as brocas estourarem suas cabeças como uma espinha.
Jogos Mortais: Jigsaw – 2017
Ao todo, 16 mortes aconteceram, e um dos motivos desse número elevado é por conta dos flashbacks e da linha temporal da dupla principal, que faz dobrar a contagem de corpos. Na verdade, são dois jogos de cinco pessoas cada, disputados com dez anos de intervalo.
Jogos Mortais 3D – 2010
O recorde de mortes vai para este filme, que teve, ao todo, 27. A produção foi diferente do que os espectadores tinham visto e, logo na abertura, é possível ver que o filme teria várias camadas. Inclusive, o filme teve como destaque a participação de Chester Bennington, ex-vocalista do Linkin Park.