João Pereira de Souza: quem é o homem que inspirou Meu Amigo Pinguim

Uma das novidades dos cinemas brasileiros nesta quinta (12) é o filme “Meu Amigo Pinguim“. Apesar de ser uma coprodução norte-americana, o longa é inspirado na história real do pescador brasileiro João Pereira de Souza.

“O filme é um conto de amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura a sua família com uma lealdade inabalável que atravessa o oceano. O humilde pescador João (Jean Reno) se afastou do mundo após uma tragédia, mas, quando ele descobre um pinguim à deriva sozinho no oceano, encharcado de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para desespero de sua esposa (Adriana Barraza), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro o colocando sob suas asas e o apelida de DinDim”, conta a sinopse da Paris Filmes.

O protagonista é interpretado pelo ator francês Jean Reno (“O Profissional”) e a esposa dele é vivida pela atriz mexicana Adriana Barraza (“Besouro Azul”). Outros atores do filme são Alexia Moyano (“Amor e Revolução”), Nicolás Francella (“Alto Mar”), Rochi Hernández (“30 Noites com a Minha Ex”) e a brasileira Amanda Magalhães (“3%”). A direção é do catarinense David Schurmann (“Pequeno Segredo”).

História real por trás de “Meu Amigo Pinguim”

Em 2011, o pescador João Pereira de Souza estava trabalhando em Provetá, na Ilha Grande, no Rio de Janeiro, quando encontrou algo surpreendente: um pinguim na praia, coberto de óleo de um vazamento. João resgatou o animal e o levou para casa, onde cuidou dele e o apelidou de Dindim. Nos sete anos seguintes, Dindim continuou aparecendo de tempos em tempos para visitar o seu amigo João.

Dindim não tornou a voltar, mas João teve uma surpresa quando um outro pinguim o seguiu até a sua casa (é esse que aparece nas imagens abaixo). O animal foi resgatado por uma equipe do Ibama, que descobriu que ele era um animal reabilitado que tinha sido liberado no mar recentemente.

joão pereira de souza meu amigo pinguim
Foto: reprodução

Fonte: Gshow e O Globo.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.