Uma das maiores polêmicas da história norte-americana é o assassinato de John F. Kennedy. Amplamente conhecido como JFK, o político assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos e possuía amplo amparo popular quando foi assassinato dois anos depois, em novembro de 1963, por Lee Harvey Oswald.
Diversas conspirações cercam tal evento e investigações póstumas revelaram a presença de um segundo atirador, o que indica a presença de um complô para assassinar o presidente e não apenas um ato solo de Oswald.
Dessa forma, o cinema fez questão de mostrar as inúmeras variáveis do que aconteceu naquele dia e recriar os eventos que levaram ao fatídico assassinato nas telas. Confira abaixo quatro filmes sobre a morte de JFK.
JFK: filmes sobre o assassinato do presidente
JFK: A História Não Contada
Em JFK: A História Não Contada, disponível na HBO Max, vemos a perspectiva de diversos indivíduos ordinários que são jogadas em meio ao evento histórico que é o assassinato de John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos.
O longa mostra jovens doutores e enfermeiras do Hospital Parkland, o chefe de segurança do Serviço Secreto, um civil que filma o momento do tiro, o encontro de Lee Harvey Oswald com agentes do FBI, o irmão de Oswald, a equipe de segurança de JFK e outros americanos que presenciam a morte do presidente.
Zac Efron, Tom Welling, Colin Hanks, David Harbour e Jeremy Strong compõem o elenco.
JFK
O mais célebre filme sobre o 35º presidente dos Estados Unidos é JFK, lançado em 1991 e dirigido por Oliver Stone. O longa retrata a conspiração que levou ao seu assassinato e utiliza dois livros como base: On the Trail of the Assassins (1988), de Jim Garrison, e Crossfire: The Plot That Killed Kennedy (1989), de Jim Marrs.
Kevin Costner, Kevin Bacon, Tommy Lee Jones, Laurie Metcalf, Gary Oldman e Michael Rooker fazem parte do elenco.
Morte no Inverno
Essa comédia escrita e dirigida por William Richert é uma grande obra de ficção que conta com Jeff Bridges, John Huston, Anthony Perkins, Eli Wallach, Richard Boone, Toshirō Mifune, Sterling Hayden, Dorothy Malone, Belinda Bauer, Ralph Meeker, Elizabeth Taylor, Berry Berenson e Susan Walden.
A trama é uma paródia do assassinato de JFK, com ênfase no humor. Morte no Inverno segue o assassinato do fictício Presidente Kegan, em que, anos depois, seu meio-irmão Nick descobre pistas que indicam uma conspiração para assassinar o presidente.
JFK Revisitado: Através do Espelho
A obra mais recente e mais real das citadas é JFK Revisitado: Através do Espelho. Este documentário de 2022 conta em detalhes tudo o que as investigações descobriram até então acerca do assassinato de JFK e conta novamente com a direção de Oliver Stone.
O cineasta buscou chegar mais próximo da verdade e amarrar as pontas soltas de seu lançamento de 1991.