Em 2022, uma publicação no Twitter chamou a atenção dos DCnautas e fãs da influencer Jade Picon. Na postagem em questão, um fã pedia para a atriz fosse escalada como a super-heroína Fogo. Segundo ele, como a personagem é brasileira, uma brasileira deveria interpretá-la, e foi sugerido o nome de Jade.
O fato que surpreendeu os fãs foi que o próprio James Gunn, diretor de filmes como Guardiões da Galáxia e Esquadrão Suicida e um dos novos chefões da DC Studios, curtiu a postagem em questão, levantando dúvidas sobre se Gunn teria levado o post a sério.
É claro que curtida de Gunn pode não significar o aval para que Jade seja cotada ou escolhida para o papel da personagem Fogo nos cinemas, mas já houveram diversos casos de fancast que viralizaram na internet e que acabaram virando escalações reais com o tempo.
Vale lembrar que Jade também não seria a primeira brasileira a ser escalada para um filme de super heróis, afinal, Alice Braga apareceu no Esquadrão Suicida de Gunn, e mais recentemente, Bruna Marquezine entrou para o elenco de Besouro Azul, brilhando no trailer divulgado.
Críticas à atuação de Jade
Apesar de os fãs da influencer e atriz estarem fazendo muita campanha nas redes sociais após o ocorrido, vale lembrar que a carreira de atriz de Jade teve um início turbulento. A escalação de Jade para a novela Travessia foi muito criticada pela classe artística e também pelo público.
A falta de experiência da influenciadora foi um dos maiores pesos na discussão. A também atriz Mel Maia, por exemplo, que disse que “quem entende de verdade” de atuação vê que a colega não vai muito bem.
A crítica de TV do jornal O Globo e esposa de Ali Kamel, diretor geral de Jornalismo Globo, Patrícia Kogut deu nota 0 para atuação de Jade Picon em Travessia.
“Zero para a escalação de Jade Picon para um papel tão central na novela das 21h. Sem experiência alguma como atriz, ela não poderia ter começado assim. Desde a estreia houve cenas constrangedoras”, escreveu a crítica.
Durante uma live do Instagram, a atriz recebeu diversas críticas, uma delas chamando-a de “forçada” durante a atuação. Jade aproveitou o momento para rebater críticas e responder justamente o comentário em questão. “Às vezes prefiro ser forçada do que desocupada”, disse Jade durante a live.
Assista à resposta da influencer: