Depois de 25 anos sendo perguntado incessantemente se Jack cabia ao lado de Rose na porta do Titanic, o diretor James Cameron decidiu, enfim, encerrar essa discussão. Para tanto, o cineasta está lançando um documentário para dar fim à dúvida dos espectadores.
Em Titanic: 25 Years Later with James Cameron – Titanic: 25 Anos Depois com James Cameron, em tradução livre -, o diretor foi até alto mar para recriar a icônica cena de seu filme. Cameron, inclusive, não poupou esforços, contando com o apoio de dois dublês profissionais em um tanque de mergulho.
“Nós fizemos um estudo científico que vai acabar com essa teoria de uma vez por todas. Usamos um expert em hipotérmica e contratamos duas pessoas com a mesma massa corporal que Kate [Winslet] e Leo [DiCaprio] tinham na época, além de reconstruir a porta usada nas gravações”, revelou Cameron.
Titanic: Jack caberia na porta?
Ao contrário do que se imaginava, Cameron revelou que os testes, apesar de serem bastante conclusivos, deixam margem para que o protagonista de Titanic pudesse ter sobrevivido, dadas as inúmeras variáveis da situação. “Jack poderia ter sobrevivido, mas são muitas as variáveis”, disse o diretor.
Além disso, James Cameron fez questão de confirmar que apenas uma pessoa sobreviveria naquelas condições, com apenas uma porta em meio à água congelante. “Colocamos sensores pelos corpos dos dois, e os colocamos em água gelada, testando para ver se os dois poderiam ter sobrevivido de várias maneiras diferentes. A resposta foi sempre a mesma: não era possível. Apenas um conseguiria sobreviver”, disse.
O documentário vai ao ar no dia 5 de fevereiro na National Geographic. No Brasil, será possível conferir Titanic: 25 Anos Depois com James Cameron na Disney+.