“Invictus” é o filme da Sessão da Tarde desta segunda-feira (10), começando a semana com um longa emocionante e biográfico sobre a sociedade sul-africana depois do fim do Apartheid.
Estrelado por Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Adjoa Andoh, Patrick Mofokeng, o drama conta como Nelson Mandela tentou unir um país dividido pelo racismo e pela desigualdade econômica, usando o esporte como mecanismo de reconciliação.
Com isso, Mandela decide apoiar a equipe de rúgbi Springboks, que era composta por maioria de brancos, para alavancar a categoria na África do Sul.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do HBO Max.
Informações e curiosidades de Invictus
Lançado em 2009, o filme traz a história ambientada em 1995, quando Nelson Mandela havia sido eleito presidente da África do Sul. Com a missão árdua de unir o país sepadado entre brancos e negros, o filme retratou o momento que Copa do Mundo de Rúgbi estava se aproximando e Mandela investiu na participação do país.
Baseado em fatos reais, o filme foi bem recebido pela crítica e disputou duas estatuetas do Oscar, inclusive de Melhor Ator para Morgan Freeman no papel como Nelson Mandela. No IMDb, o longa possui a nota de 7,3, e no Metacritic tem metascore de 74 (crítica) e média 7.1 (usuários). Já no Rotten Tomatoes, o filme tem 76% de aprovação pela imprensa e 75% de audiência pelo público.
Na África do Sul, a produção também teve um impacto importante, pois retratou um momento difícil com as consequências do Apartheid. O filme foi interpretado com uma mensagem poderosa ao mundo e como Mandela conseguiu ser efetivo na sua luta pela igualdade racial, usando o esporte como interlocutor disso.