“Infiltrado na Klan” chegou aos cinemas em 2018, trazendo uma história baseada em fatos reais e estrelada por John David Washington e Adam Driver. A trama trouxe para as telonas mundiais, a história de Ron Stallworth, o primeiro detetive negro do Departamento de Policia de Colorado Springs.
Além de ter conquistado um espaço que era limitado em uma época de muito preconceito nos Estados Unidos, Ron Stallworth, interpretado por John David Washington conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan (KKK) do Colorado, em 1978. Para isso, ele conversou com os membros da seita racista através de telefonemas e cartas, mas quando era necessário encontrá-los, seu parceiro policial branco, ia no seu lugar. Após ganhar a confiança dos membros, Ron se torna líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
Como está Ron Stallworth hoje?
Aos 70 anos, Ron Stallworth está aposentado e vivendo com a família. Depois da investigação sobre a KKK ter sido finalizada na época, Ron manteve tudo em segredo e não contou a ninguém sobre seu disfarce. Para mantê-lo em segurança, ele e sua família foram enviados para o departamento de segurança pública de Utah, onde trabalhou como investigador por 20 anos, até se aposentar em 2005.
Em 2014, o ex-policial publicou o livro contando os detalhes da investigação e em 2018 a produção cinematográfica chegou aos cinemas. Na época em que estavam desenvolvendo o filme, Ron Stallworth pensou em Denzel Washington como protagonista, pois era um grande fã do ator.
Quem foi escolhido para estrelar foi o filho do astro, e Stallworth exaltou sua felicidade em uma entrevista: “É meu ator favorito e eu queria que ele me interpretasse, mas ele não tinha a idade, eu tinha 25 anos quando aqueles eventos aconteceram. É irônico que tenha sido o filho. Ele fez um trabalho maravilhoso, tenho muito orgulho de John David”, disse o ex-agente ao portal Hunffington Post.