Em 2018, chegou aos cinemas mundiais o filme “Infiltrado na Klan”, uma produção dirigida por Spike Lee e estrelada por John David Washington e Adam Driver. O longa-metragem foi baseado em fatos reais, levando para os cinemas a história de Ron Stallworth, o primeiro detetive negro do Departamento de Policia de Colorado Springs.
Na história, acompanhamos como e Ron Stallworth (Washington), um policial negro, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan do Colorado, em 1978. Para isso, ele conversou com os membros da seita racista através de telefonemas e cartas, mas quando era necessário encontrá-los, seu parceiro policial branco, ia no seu lugar. Após ganhar a confiança dos membros, Ron se torna líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
Conheça a história real de Infiltrado na Klan
Assim como apresentado no filme, a história contou como o policial Ron Stallworth, conseguiu se infiltrar em uma das seitas mais racistas do mundo. O longa-metragem usou como base o livro ‘Black Klansman: Race, Hate, and the Undercover Investigation of a Lifetime’, publicado em 2014, no qual o próprio Stallworth.
Inclusive, algumas cenas reais foram usadas na produção. Spike Lee fez questão de colocar trechos de vídeos reais, como a gravação da manifestação da extrema-direita norte-americana na cidade de Charlottesville, em 2017. Na época, os supremacistas brancos foram para as ruas e gritavam contra negros, judeus, imigrantes e homossexuais. Apesar da história do filme ser em 1978, infelizmente, os Estados Unidos protagonizou nos últimos anos diversos eventos racistas pelo país.