Programado para chegar aos cinemas nacionais no dia 2 de novembro deste ano, o terror Nefarious, baseado no romance de 2016 de Steve Deace, A Nefarious Plot, traz novamente a temática de possessão demoníaca em sua trama. Mas diferente de outros filmes do gênero, ele vem sendo exaltado por diversos padres.
Isso porque o filme foi apontado por religiosos como o que abordou mais fielmente o conceito de possessão, sem os exageros apresentados por outros filmes de Hollywood, tal como o recente O Exorcista do Papa, por exemplo, que recebeu muitas críticas negativas de religiosos por suas excentricidades.
Em uma publicação no Facebook, o padre Carlos Martins, sacerdote dos Companheiros da Cruz, que atua no ministério de exorcismo há mais de 20 anos, explicou que Nefarious, o filme para a qual serviu de consultor teológico, revela importantes verdades sobre possessões.
Na postagem, o religioso destaca o conhecimento dos realizadores do filme, Cary Solomon e Chuck Konzelman, que são católicos devotos, sobre o assunto. O padre também apontou que o fato de o longa explorar a ação psicológica do Diabo é o que o diferencia dos demais filmes.
“Depois de assistir Nefarious, posso dizer — sem hesitar — que é o melhor filme que retrata possessão demoníaca já produzido. Em vez de ficar afundado — como qualquer outro filme — em fenômenos diabólicos e poder (levitação, força extraordinária e outros sinais do “mais do mesmo”), este traz o espectador para a mente demoníaca”, diz o padre na publicação.
O padre Carlos também ressaltou que o filme mostra que, ao invés de torturar fisicamente a vítima, o demônio age no subconsciente, obrigando a vítima a concordar com seus planos. Ele também comenta que, apesar do filme não ter cenas explícitas de blasfêmias e sexo, ainda é uma experiência aterrorizante.
“O filme é limpo e não é um filme de ‘terror’. Não tem blasfêmias, cenas de sexo ou mesmo palavrões. No entanto, é tudo menos chato. Como exorcista, posso afirmar que é verdadeiro e imperdível para quem deseja entender o inimigo. Achei envolvente. Eu o mostrei no seminário onde moro, e os seminaristas e padres ficaram entusiasmados com ele durante dias”, completou.
Mais sobre Nefarious, novo filme sobre possessão demoníaca
O filme acompanha o médico psiquiatra James Martin, que vai até uma penitenciária estadual para avaliar um notório assassino em série e condenado à morte chamado Edward Brady, acusado de pelo menos 11 assassinatos, para saber se ele está mentalmente doente.
Quando a avaliação se inicia, Edward revela ao médico que em seu corpo, habita o demônio “Nefariamus”, que anseia pela morte do assassino e revela que o médico também cometerá três assassinatos, desafiando o ceticismo de Martin.
Jordan Belfi e Sean Patrick Flanery interpretam o médico e o assassino, e são acompanhados por nomes como Tom Ohmer, Daniel Martin Berkey, Mark De Alessandro, Cameron Arnett e o apresentador de televisão estadunidense Glenn Beck. Assista ao trailer: