Conhecido como o ícone do Axé, inclusive, um dos precursores do gênero, Luiz Caldas é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor baiano, nascido em Feira de Santana. Porém, em seu currículo, não é só o tradicional ritmo baiano que se faz presente.
Desde 2010, Caldas vem lançando discos de diferentes gêneros musicais, entre eles o Hard rock e o Heavy metal. O músico sempre deixou nítida sua paixão pela música pesada, seja flertando com os gêneros ao longo de sua carreira ou por seus longos cabelos.
O músico publica em suas redes sociais vídeos tocando verdadeiros clássicos do gênero, de bandas como os Beatles, Scorpions, Pink Floyd, Elton John, entre outros. Em seu Instagram, por exemplo, Caldas publicou um vídeo tocando uma versão acústica de Winds of Changes, do Scorpions.
E o rock não faz parte apenas do repertório caseiro do artista. Isso porque Caldas integra algumas músicas em apresentações, tanto em programas de TV, como Domingão do Faustão ou Esquenta (abaixo), como toca sua versão de Sultans of Swing do Dire Straights até mesmo no Carnaval.
Um novo ícone do rock?
Além de tributos, o ícone do Axé também possui suas músicas autorais. Isso porque Caldas possui em sua extensa discografia, álbuns como Castelo de Gelo (2010), O Olho (2019), e o mais recente trabalho do gênero, From Dawn to Dusk, que conta com 10 faixas em inglês.
As letras em inglês foram escritas pelo compositor e educador Eduardo Lubisco, parceiro de Caldas nas dez composições. O disco apresenta um hard rock retrô, enviesado para o pop de bandas populares feito a Bon Jovi e se trata do 118º disco do artista, disponível para download em seu site.
Outro ponto rock n’ roll da carreira do artista a ser lembrado foi o lançamento do DVD Maldição. Durante a apresentação, além do uso das guitarras pesadas, características do gênero, o design da apresentação faz referência à músicos relacionados ao terror, como King Diamond e Alice Cooper.