Nesta quinta-feira (28), o catálogo da Netflix receberá mais um chocante documentário true crime em seu catálogo. A produção Ice Cold: O Caso Jessica Wongso é baseada na história real de uma jovem acusada de assassinar a melhor amiga na Indonésia em 2016.
O caso se tornou muito famoso, ganhando ampla cobertura na mídia local e internacional, e se tornou o primeiro caso a ser transmitido ao vivo na televisão indonésia, se consolidando como um dos incidentes mais chocantes no país.
A situação aconteceu em meados de janeiro de 2016. Mirna Salihin, de 27 anos na época, morreu após tomar um café em uma cafeteria em Jacarta ao lado de Jessica Wongso, até então, sua melhor amiga, e mais uma pessoa.
Após investigação das autoridades, foi constatado que Mirna faleceu depois de ingerir cianeto que estava em sua bebida, e Wongso foi apontada como principal suspeita. Ela foi presa em fevereiro daquele mesmo ano e posteriormente julgada e condenada por homicídio.
A real motivação do crime nunca foi esclarecida, sendo levantadas diversas hipóteses pelas próprias autoridades por trás da investigação, que vão desde desentendimento pessoal até diferenças culturais entre as jovens.
Mais sobre Ice Cold: como será o documentário?
O documentário da Netflix contará com diversos depoimentos e entrevistas exclusivas com o pai e a irmã gêmea de Mirna Salihin, o advogado de Jessica, assim como jornalistas e autoridades que investigaram o caso.
Além disso, o documentário também contará com arquivos de filmagens e uma entrevista exclusiva com a própria Jessica Wongso, uma vez que os cineastas por trás da obra conseguiram entrevistá-la pessoalmente para contar sua versão.
O documentário é dirigido pelo premiado cineasta Rob Sixsmith, conhecido por trabalhos como O Assassino da Capa de Chuva: Caça ao Serial Killer Coreano (2021) e Lift the Ice (2023). Já a produção é da Beach House Pictures, com Jessica Lee Chun En como produtora. Assista ao trailer: