Horizonte Profundo: quem foram os sobreviventes do Desastre no Golfo
Sucesso recente no catálogo da Netflix, o filme “Horizonte Profundo” (2016) conta a história real do Desastre no Golfo. Em abril de 2010, a plataforma Deepwater Horizon, da empresa petrolífera British Petroleum, explodiu, provocando a morte de 11 pessoas e o vazamento de cerca de cinco milhões de barris de petróleo no Golfo do México, sendo considerado um dos maiores desastres ambientais da história.
(ATENÇÃO: vamos falar de sobreviventes da tragédia que aparecem no filme, então, se você não quer quem sobrevive no filme, cuidado)
Protagonista de “Horizonte Profundo” é um dos sobreviventes
Um dos sobreviventes da tragédia é Mike Williams, interpretado por Mark Wahlberg (“Ted”) no filme. Ele trabalhava na plataforma e, no dia do acidente, foi uma das vozes da tragédia. Williams foi um dos últimos a sair da plataforma, recusando entrar em botes salva-vidas para ajudar pessoas que ainda estavam presas no local.
Em entrevista de 2016 para a People, o sobrevivente contou que se sentiu honrado pelo diretor Peter Berg querer contar sua história, mas que assistir ao filme foi bem difícil. “Reviver cada um daqueles momentos críticos, aquelas marcas no tempo difíceis, todas estão muito vívidas na minha memória, e é claro que nós [o filme] não mostramos tudo […] Condensamos 12 horas em duas, então foi difícil retratar tudo. Mas mostramos os destaques e o que é mostrado no filme é tudo correto.”
Naquela noite, haviam 126 funcionários da plataforma à bordo. 11 morreram e seus corpos nunca foram encontrados. De acordo com Williams, essa é a parte mais difícil: “saber que eles não tiveram um funeral apropriado”.
Dos 113 sobreviventes do Desastre no Golfo, outros personagens da vida real retratados no filme são o gerente da Transocean Jimmy Harrell (Kurt Russell), Andrea Fleytas (Gina Rodriguez), Donald Vidrine (John Malkovich) e Caleb Holloway (Dylan O’Brien).
Fonte: Greenpeace Brasil, People e Los Angeles Times.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.