Em 1997, “Homens de Preto” chegou aos cinemas, trazendo uma história épica estrelada por Tommy Lee Jones no papel de Kevin (Agent K) e Will Smith como James (Agent J). O filme foi dirigido por Barry Sonnenfeld, com roteiro inspirado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome, criada por Lowell Cunningham, publicada originalmente pela Aircel Comics (posteriormente comprada pela Malibu Comics, pertencente à Marvel Comics).
Na época, o filme foi sucesso de bilheteria e arrecadou cerca de US$ 587 milhões mundialmente, tendo um orçamento de US$ 90 milhões, tornando-se um destaque comercial. Por conta disso, em 2002 foi feita a sequência, com Homens de Preto e, dez anos depois, em 2012, o terceiro filme da franquia também foi produzido.
Homens de Preto foi baseado em fatos reais?
Como dito acima, a história da franquia foi inspirada nos quadrinhos, contudo, existe uma teoria conspiratória sobre a possibilidade de ser baseada em fatos reais. Isso porque algumas pessoas realmente acreditam na existência de pessoas trabalhando para companhias secretas e cuidando de testemunhas de avistamentos de OVNIs, assim como os Homens de Preto trabalhavam.
De acordo com as informações da revista Super Interessante, essa conspiração ganhou força nas décadas de 1950 e 1960, principalmente nos Estados Unidos. Segunda a revista, essa história começou quando Gray Barker publicou a obra They Knew Too Much About Flying Saucers.
No livro, foi descrita uma “história real” de um homem que tinha sido abordado por oficiais vestidos de preto quando identificou um disco voador. Vale ressaltar que isso foi desmentido, porém, muitos ainda acreditam que isso possa realmente ter acontecido.
Para reforçar a popularidade do assunto, diversas outras pessoas começaram a falar que estavam sendo visitadas por esses “homens de preto”, inclusive, o jornalista e ufólogo Albert K. Bender, que afirmou ter recebido essas autoridades em sua casa. Eles teriam ameaçado e intimidado Bender a não fazer mais investigações sobre avistamentos. Mas, posteriormente, outros teóricos desmentiram essas informações, porém, até os dias atuais, é possível encontrar pesquisadores tentando encontrar informações verídicas sobre Ovnis no geral.