Homens de Honra (Men of Honor) é um filme de drama lançado em 2001, dirigido por George Tillman Jr. e estrelado por Cuba Gooding Jr., Robert de Niro e Charlize Theron. A história narra a vida de Carl Brashear, que foi o primeiro afro-americano e formar-se na Divind Salvage School e o primeiro negro a ser mergulhador oficial da marinha. Após estar efetivado no cargo, notabilizou-se por ser o primeiro amputado a ser reintegrado.
Sinopse: Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) é um jovem do Kentuchy que ajuda a sustentar sua família com o trabalho no campo. Tendo a oportunidade de alistar-se na marinha, o jovem não hesita, porém encontra uma realidade bem diferente do que aquela prometida. Negros trabalham em sua grande maioria na cozinha, não desempenhando funções diretamente ligadas ao quadro naval. Após arriscadas atitudes, Brashear terá de provar o seu valor ao experiente mergulhador Billy Sunday (Robert De Niro), um oficial que carrega duras mágoas de seu último mergulho.
História real de Carl Brashear
O filme narra a história de Carl Brashear, marinheiro reconhecido por seu trabalho prestado aos Estados Unidos. Brashear chegou a acompanhar o processo de produção do filme, visitando diversas vezes o set de filmagens e fazendo avaliações acerca do roteiro.
Carl serviu aos Estados Unidos entre os anos de 1948 e 1979, quebrando paradigmas e sendo o primeiro amputado reintegrado. O acidente que danificou a perna de Brashear aconteceu durante a busca da bomba nuclear perdida no incidente de Palomares. Entre 1966 e 1968, Carl lutou para recuperar os movimentos, porém sem sucesso, optando pela amputação mesmo com a orientação contrária dos médicos. Com uma prótese, conseguiu ser aprovado para retomar o trabalho.
Gooding Jr. e de Niro em grande forma
Robert de Niro é um ator que dispensa comentários, fazendo mais uma boa atuação. Conseguindo flutuar entre personalidades extremamente contrastantes de seus papéis, o ator dá o “timing” correto ao personagem Leslie Sunday (Billy). Não é a melhor atuação de sua carreira, nem perto disso, porém um trabalho executado da forma correta.
Antes de perder-se em trabalhos de comédia atrapalhados, Cuba Gooding Jr. Apresenta-se em grande forma. O ator já tinha certa experiência com o serviço naval em virtude de Questão de Honra (1992), quando fez um papel secundário. Posteriormente ainda apareceria, muito bem, em Pearl Harbor. Interpretar Carl Brashear é uma tarefa difícil, tendo em vista que o filme apresenta diversos avanços temporais e mudanças comportamentais do personagem, algo que Cuba trabalhou muito bem.
Não trata-se de um filme genial, no entanto é uma bela história, que obviamente teve diversas mudanças em virtude do apelo comercial necessário para um investimento deste porte, sendo uma bela escolha para quem deseja buscar motivação em personagens que realmente existiram.
QUEM NÃO ASSISTIU QUE ASSISTA….