Em 2017, estreou nos cinemas o filme “Homens de Coragem”, uma produção emocionante que trouxe uma história inspirada em eventos reais, quando um incêndio de grandes proporções atingiu os Estados Unidos.
Na trama, vamos acompanhar os Granite Mountain Hotshots, uma equipe de elite de bombeiros que são acionados para ajudar no combate aos incêndios que estavam ocorrendo em Prescott, Arizona. Quando chegam no local, começam a enfrentar uma das missões mais difíceis de suas vidas. Enquanto as pessoas fugiam do fogo, eles precisavam enfrentá-lo na esperança de controlar a devastação.
Explicação e final de Homens de Coragem
Quando o incêndio começa, a Equipe 7 de Bombeiros e Resgate de Prescott, Arizona, liderada por Eric Marsh é acionada, pois o fogo está ameaçando uma área residencial, mas é um local desconsiderado pelo superintendente designado. Ciente da magnitude do incêndio, Eric desabafa sua frustração com o chefe dos bombeiros e amigo próximo Duane Steinbrink, afirmando que a sua tripulação não tem condições de trabalhar.
Depois de combaterem esse incêndio, após Eric solucionar o problema e interromper uma tragédia maior de acontecer, sua tripulação recebe um treinamento diferenciado e recebe um certificado da primeira equipe municipal de destaque da história, os Granite Mountain Hotshots. Enquanto isso, também acompanhamos a jornada de Brendan McDonough, um rapaz de 21 anos que é viciado em heroína e descobre que sua ex-namorada está grávida. Após ser preso por furto, ele decide mudar de vida e seu caminho cruza com o de Eric.
Conforme o tempo vai passando, mais equipes de elite de bombeiros vão se espalhando pelo país. Brendan melhora e consegue se aproximar de sua filha recém-nascida. Fazendo parte da equipe de bombeiros, Brendan começa a construir uma carreira, mas, durante uma missão, ele é picado por uma cascavel e sobrevive. Preocupado, ele pede para Eric o colocar em uma cargo estrutural de combate a incêndios na próxima temporada. Eric não acha que seja uma boa ideia, afirmando que ninguém faria isso.
Quando os Granite Mountain Hotshots são chamados para o incêndio em Yarnell Hill, Eric informa que deixará o cargo para ter mais tempo com sua mulher Amanda, que estava cobrando sua presença na família. Ele oferece o cargo para Jesse e pede desculpas para Brendan, prometendo lhe transferir como queria. O fogo começa a ficar pior e a tripulação monta uma queima controlada, mas acabam sendo encharcados por engano por um avião-tanque.
Brendan é enviado para ser o vigia, enquanto todos buscavam um local seguro. No entanto, o vento muda de direção e o fogo atinge um ponto de gatilho. Brendan é resgatado por outra equipe importante, enquanto o fogo continua tendo uma grande intensidade. Para a surpresa de todos, novamente o vento muda, indo em direção à zona segura da Granite Mountain, deixando-os todos em perigo.
Eric tenta apagar o incêndio com um avião-tanque suspenso, mas ele erra a zona de lançamento, enquanto a equipe está tentando fugir do fogo. Brendan ouve o tráfego de rádio e fica arrasado quando finalmente chega uma ligação dos socorristas que chegam aos seus abrigos e descobre que 19 dos seus companheiros morreram. Brendan se torna o único sobrevivente e os familiares das vítimas começam a questionar o que aconteceu, fazendo com que o rapaz sofra um colapso psicológico devido à culpa de ter sobrevivido.
Ao final, o filme tem um salto temporal e três anos se passam. Brendan decide levar sua filha ao zimbro que Granite Mountain salvou, agora adornado como um memorial aos bombeiros. No crédito final é mostrado que o incêndio em Yarnell Hill foi a maior perda de bombeiros em um único dia desde os ataques de 11 de setembro.