O filme “Homens de Coragem” estreou nos cinemas em 2017 e trouxe para as telonas a comovente história baseada em eventos reais de quando um intenso incêndio atingiu a região do Arizona, nos Estados Unidos.
Estrelado por Josh Brolin e Miles Teller, acompanhamos na produção a história de como surgiram os Granite Mountain Hotshots, uma equipe de elite de bombeiros, que se tornaram referência em combate de incêndios. Quando o fogo começa a devastar a região de Yarnell Hill, as equipes são acionadas e são surpreendidas com a intensidade do incêndio, fazendo com que eles façam de tudo para salvar a população local e também as suas vidas.
Conheça a história real por trás de Homens de Coragem
Dirigido por Joseph Kosinski, cineasta conhecido por ter comandado “Tron: O Legado” e “Top Gun: Maverick”, o filme retrata o incêndio que ocorreu no dia 28 de junho de 2013, que começou quando um raio atingiu o local e fez com que o fogo se espalhasse por mais de de três mil hectares em dois dias. Para essa missão, foram acionados mais de 400 bombeiros e infelizmente 19 deles morreram, tornando-se a maior perda de bombeiros em um único dia desde os ataques de 11 de setembro.
Diante da magnitude do incêndio, ele começou a ser contido somente no dia 2 de julho, depois de quatro dias do início, e foi declarado 100% controlado no dia 11 do mesmo mês. De acordo com as informações das autoridades locais, os bombeiros foram surpreendidos com o fogo quando uma rajada de vento mudou a direção das chamas. Com a baixa umidade, o calor se espalhou rapidamente.
Até o dia 1° de julho, o fogo teria consumido milhares de hectares e destruiu mais de 250 casas. Foi necessário evacuar duas cidades e os moradores de Yarnell e região foram avisados sobre o incêndio por telefonemas.