Homem-Aranha pode ter sido “roubado” da DC pela Marvel
O Homem-Aranha é um dos super-heróis mais amados e famosos do mundo, e todos o conhecem por ser parte do universo da Marvel nos quadrinhos, filmes em live-action e séries de televisão. Contudo, uma história curiosa ronda o Teioso e como foi sua criação lá em meados da década de 1940.
Em 1941, a concorrente DC Comics criou o super-herói da Era de Ouro conhecido como Tarântula, feito pelo escritor de quadrinhos Mort Weisinger e pelo artista Harold Wilsom Sharp, publicado no ‘Star Spangled Comics #1’. O personagem em si tinha habilidades semelhantes aos aracnídeos, e na época, as transmissões de rádio e os artigos de jornal o chamavam de “Homem-Aranha”.
Entre suas habilidades, o Tarântula podia escalar paredes e possuía um dispositivo de lançamento de teia, algo parecido com o Homem-Aranha da Marvel. Outra semelhança entre os dois personagens, é que o da DC também tinha os trajes com cores opostas, usando o roxo e o amarelo contraste, assim como o icônico uniforme vermelho e azul justaposto do Homem-Aranha que tanto conhecemos.
Quando a Marvel criou o Homem-Aranha?
Vinte anos se passaram e o escritor/editor Stan Lee, junto com escritor/artista Steve Ditko, fizeram o Homem-Aranha, que teve sua primeira publicação nos quadrinhos no dia 1º de agosto de 1962, no ‘Amazing Fantasy #15’, durante a Era de Prata dos Quadrinhos. Na história, foi apresentado o jovem Peter Parker, que foi criado pela tia May Parker e o seu tio Ben Parker, em Nova Iorque. Para combater os crimes da cidade, seus criadores deram-lhe a capacidade de escalar pelas superfícies e de disparar teias de aranha através de mecanismos montados nos pulsos.
Apesar do Tarântula ter sido criado anteriormente e apresentado ao público primeiro, ele foi se juntar à equipe super-heróis All-Star Squadron, somente em 1983, no ‘All-Star Squadron #18’. Nesse meio tempo, o Homem-Aranha da Marvel já tinha conquistado diversos fãs e sua popularidade fez com que o herói da DC Comics fosse deixado de lado.
Na época, isso não passou despercebido, mas aparentemente, a DC respondeu a coincidência nos quadrinhos, quando o escritor Roy Thomas fez uma brincadeira de que havia criado o próprio ‘Homem-Aranha’ antes da Marvel. Na edição ‘Young All-Stars # 27’, Thomas apelidou o seu personagem de ‘Tecelão de Teias’ para complementar o apelido do Homem-Aranha como o ‘Lançador de Teias’.
Qual fim teve Tarântula?
Bom, depois de diversas produções cinematográficas e quadrinhos publicados, sabemos que o Tarântula não conseguiu bater a popularidade do Homem-Aranha da Marvel. Em 2004, a DC Comics finalizou sua história quando ele foi morto pelo supervilão Blockbuster e foi substituído pela nova Tarântula conhecida como Catalina Flores, uma ex-agente do FBI.