História da novela Pantanal: enredo atual e da primeira versão
No ano passado, a novela da Globo “Pantanal”, remake da produção clássica da Rede Manchete de 1990, foi um fenômeno de audiência, movimentando as redes sociais e alavancando a plataforma de streaming da emissora, o Globoplay.
A novela original foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, autor de sucessos como “O Rei do Gado” (1996 – 1997), que está sendo exibido no Vale a Pena Ver de Novo atualmente, e “Terra Nostra” (1999 – 2000). O remake foi escrito pelo neto do autor, Bruno Luperi, que havia trabalhado com o avô em “Velho Chico” (2016), que manteve o texto bem próximo ao original.
Qual o enredo de Pantanal?
Pantanal conta a história da família Leôncio. Na primeira fase da novela, acompanhamos o jovem fazendeiro Zé Leôncio e como ele se apaixona por uma mulher da cidade grande, Madeleine, que acaba o abandonando e levando seu filho embora para o Rio de Janeiro.
Na segunda fase, conhecemos o filho de Zé Leôncio, Jove, já adulto, que decide ir para o pantanal conhecer o pai. Lá, ele se apaixona por Juma Marruá, uma mulher que vive isolada e que pode virar onça segundo as lendas locais.
De forma geral, as duas versões são muito parecidas e o novo roteiro fez poucas mudanças na trama. O remake aborda um pouco mais temas como racismo, machismo e homofobia.
Um exemplo de como as novelas são parecidas é o fato de que, na primeira versão, o personagem Trindade saiu da trama porque o ator, Almir Sater, tinha outro compromisso. Na nova versão, mesmo com o ator Gabriel Sater disponível, o personagem também saiu da trama, gerando controvérsia entre os espectadores, que queriam que ele continuasse.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.