Lançado entre as novidades de abril da Netflix, o filme Herança Roubada, dirigido por Elle Márjá Eira, traz para as telas uma emocionante história baseada no livro de Ann-Helén Laestadius. Por sua vez, o romance foi inspirado por histórias indígenas reais do extremo norte da Suécia.
O drama apresenta uma história densa, focada em falar sobre a preservação da ancestralidade e a xenofobia contra povos indígenas, além de discutir sobre as mudanças climáticas e políticas sociais enquanto apresenta a vida do povo Sami. E justamente por isso, seu enredo pode parecer confuso.
Portanto, para garantir o melhor entendimento da história, o enredo e o final do filme será explorado abaixo, apresentando alguns aspectos que justificam muitas das situações apresentadas na trama de Herança Roubada.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Além de todos os problemas enfrentados pelos Sami, há uma outra questão ligada à eles, que é o pastoreio de renas, uma atividade que faz parte da cultura daquele povo desde seus primórdios. Portanto, conforme os animais começam a ser atacados, os nativos perdem seu sustento.
E é justamente este o foco da história, explicitando como a cultura dos Sami está sendo ameaçada diretamente com a presença de Robert Isaksson e seus caçadores, que visam desrespeitar os Sami da região, matando e comercializando a carne destes animais de forma predatória e ilegal.
No final do filme, a jovem Elsa, que é integrante dos Sami, invade o armazém de Robert, em busca de provas do comércio ilegal de carne que estava acontecendo. Mas o homem acaba voltando ao local e uma tensa perseguição se inicia.
A situação muda quando Robert acaba caindo na água congelada em meio ao frio sueco. Apesar da raiva pelo que foi feito à seu povo, Elsa ainda tenta salvá-lo, mas ele acaba se afogando. Por fim, ela continua perpetuando a história e a cultura de seu povo para novas gerações.
Mais sobre Herança Roubada: trama e elenco do novo drama na Netflix
Elsa é uma jovem de apenas 9 anos que vive no Círculo Polar Ártico e testemunha um ato terrível, que envolve o assassinato de diversas renas de sua comunidade, o povo Sami. Com o tempo, o trauma de Elsa torna-se um sentimento de vingança, que se torna cada dia mais latente.
Quando mais velha, ela dá início a uma perigosa jornada em busca dos assassinos dos animais, afim de conseguir justiça para seu povo. Mas quanto mais ela conhece seus alvos, não demora para que ela descubra que essa não será uma tarefa fácil.
O elenco do filme conta com nomes como Elin Oskal, Martin Wallström, Magnus Kuhmunen, Lars-Ante Wasara, Ida Labba Persson, Charlotte Lindmark, John Anderberg, entre outros. Herança Roubada está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: