Eternamente lembrado por hits como “Smooth Criminal”, “Billie Jean” e “Thriller”, Michael Jackson não era considerado o rei do pop atoa. Dono de um sucesso astronômico, o cantor colecionou uma grande fortuna ao longo de sua carreira.
Outra questão que sempre é associada a seu nome são os excessos: mesmo após sua morte, é sabido que Michael acumulou uma dívida por volta de US$ 500 milhões com seus gastos, que incluíam compras de itens caríssimos, além de “Neverland”, sua casa e parque de diversões pessoal.
Mesmo assim, a dívida conseguiu ser liquidada aos poucos, tendo em vista o sucesso que o artista faz mesmo depois de morto. Segundo a Forbes, em 2016, o patrimônio de Michael era de US$ 825 milhões. Ele já tinha morrido há 7 anos, mas aquele foi o maior ganho em um ano feito por qualquer celebridade.
Como essa informação reverte a situação da dívida do artista, uma dúvida surge: quem ficaria com a herança do cantor? A resposta é muito simples: Michael teve três filhos, Prince, Paris e Blanket, os quais são os herdeiros legítimos do cantor.
Porém, eles somente poderão adquirir a quantia total da herança quando completarem 40 anos de idade. Atualmente, eles recebem uma pensão do fundo fiduciário que deve permanecer até os 21 anos de idade de cada um.
Como está dividida a herança de Michael Jackson?
Os herdeiros do astro do pop ficarão com por volta de 40% de todo o patrimônio de Michael. Além deles, sua mãe, Katherine Jackson, receberá também 40%, além de ficar com a guarda dos filhos do astro. Após sua morte, os herdeiros definitivos serão os filhos. Os 20% restantes foram destinados à caridade.
O pai, Joe Jackson, falecido em 2018 e nenhum dos irmãos do astro receberam parte dessa herança. Eles ficaram fora do testamento, e até hoje, brigam na justiça por meios de conseguir alguma coisa do patrimônio de Michael Jackson.
Nova polêmica de Michael Jackson
Mesmo 15 anos após sua morte, o nome de Michael surgiu em uma nova polêmica. O coreógrafo Wade Robson alega que o rei do pop o molestou em Neverland quando o dançarino tinha entre 7 e 14 anos. Ele já perdeu dois processos abertos contra o astro em anos anteriores.
O Tribunal de Apelação da Califórnia, nos Estados Unidos, autorizou Robson a apresentar seu caso. O processo foi aberto contra uma das empresas do cantor, a MJJ Productions, Inc. Além de Robson, James Safechuck entrou com uma ação semelhante contra a MJJ Productions, que também está perante o mesmo Tribunal.