Gravações de disco tendem a ser um compromisso sério, em um ambiente calmo e sem muitas surpresas. Porém, durante a gravação da faixa “Helter Skelter”, do clássico álbum The Beatles (ou White Album, de 1968), o Fab Four viveu momentos de tensão.
A música, que é considerada uma das pioneiras do heavy metal e classificada pela revista Rolling Stone como uma das melhores músicas dos Beatles, foi gravada no dia 10 de setembro de 1968, com produção de Chris Thomas e Ken Scott como engenheiro.
O nome “helter skelter” se refere à um brinquedo britânico muito popular, que consiste em um tobogã em formato de espiral, o qual a letra utiliza para realizar diversas metáforas. Vale lembrar que, posteriormente, a música ganhou um significado sombrio após a ligação com Charles Manson.
Afinal, o criminoso estadunidense dizia que a música “Helter Skelter” continha profecias de uma apocalíptica guerra racial, além de enxergar a banda como os 4 cavaleiros do Apocalipse. É sabido que após duas chacinas em Los Angeles, a frase “Helter Skelter” foi escrita nas paredes com sangue.
Mas a situação vivida pela banda nada teve a ver com ligações malignas. Acontece que, durante a gravação, George Harrison quase deu fim à banda em um incêndio após atear fogo a um cinzeiro e correr com ele pelo estúdio. A situação deixou o clima tenso, o que gerou ainda mais stress na ocasião.
Vale lembrar que a canção, que possui versões multitrack, possui algumas frases dos integrantes, como o grito de Ringo Starr no final: “tenho bolhas nos dedos”, ou uma versão em que se ouve Paul McCartney dizer “eu vi você fazer isso, seu moleque. Ponha suas malditas mãos na cabeça, vamos”, supostamente para Harrison.
Mais sobre Os Beatles
Formado na cidade de Liverpool em em 1960, os Beatles eram um quarteto de rock, conhecidos por sua formação mais famosa, com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Eles se tornaram altamente reconhecidos como o melhor e mais bem sucedido grupo musical da era do rock.
Apesar da quantidade de shows realizados e álbuns lançados, a banda teve uma trajetória de apenas 10 anos juntos, chegando ao fim em 1970, e seus integrantes seguiram carreiras solo. Mesmo assim, são reconhecidos até os dias de hoje como uma banda revolucionária.
Em agosto de 2021, foi lançado o documentário dirigido por Peter Jackson chamado The Beatles: Get Back, utilizando filmagens capturadas para o que se tornou o filme Let It Be, pela Walt Disney Studios nos Estados Unidos e Canadá e posteriormente, no mundo inteiro.