Heavy Metal do Brasil: os melhores álbuns do heavy metal nacional

Surgido no fim da década de 1960, efervescendo em locais como o Reino Unido e os Estados Unidos, o heavy metal se tornou aos poucos um subgênero da música extremamente popular, mesclando elementos do blues e do rock n’ roll com guitarras distorcidas e batidas rápidas.

No exterior, existem muitos discos clássicos do estilo que se tornaram referência para o gênero, lançados por bandas lendárias como Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden, Venom, Saxon, entre outros, que serviram de inspiração para outras bandas no mundo todo.

Porém, há quem se engane que não há espaço para o Brasil no heavy metal. Com sua história na música pesada tendo começado por volta de 1980, o país também exportou diversos discos que estão entre os melhores do heavy metal e, na lista abaixo, falaremos sobre alguns destes álbuns que também se tornaram referências do estilo em diversos outros países.

Stress – Stress I

Considerada uma das pioneiras do heavy metal nacional, o Stress é conhecida por ser a primeira banda a lançar um álbum de metal do Brasil, com o seu primeiro disco lançado em 1982. Mesmo tendo sido gravado de forma precária, o disco rapidamente se tornou muito importante para o metal nacional.


Viper – Soldiers of Sunrise

Disco de estreia da banda, lançado em 1987, o álbum foi um dos primeiros trabalhos do lendário músico André Matos. Além de ser celebrado por sua qualidade e suas músicas épicas, o álbum também possui muito destaque por ter sido produzido em praticamente uma semana.


Centúrias – Ninja

Reconhecido como um dos melhores discos de metal cantados em português, Ninja foi lançado em 1988, sucedendo o aclamado EP Última Noite e, mesmo precisando “batalhar” com a ascensão do thrash metal em seu lançamento, conquistou seu lugar entre os clássicos do metal nacional.


Harppia – A Ferro e Fogo

Apesar de ser um EP, A Ferro e Fogo, lançado em 1985, certamente marcou o nome do Harppia como um dos grandes expoentes do metal nacional, tendo seu som equiparado aos progenitores ingleses de bandas como o Iron Maiden, por exemplo.


Robertinho de Recife – Metal Mania

Sétimo álbum de estúdio da carreira solo do guitarrista Robertinho de Recife, o disco surpreendeu ao público em 1984 ao apresentar uma sonoridade ríspida e pesada do hard rock e do metal muito à frente de seu tempo trazida pelo músico conhecido por seus trabalhos com Hermeto Pascoal e Cauby Peixoto.


Azul Limão – Vingança

Lançado em 1986, Vingança foi o álbum que consolidou o Azul Limão como um dos maiores nomes brasileiros do heavy metal oitentista, sendo considerado uma das maiores pérolas do rock pesado, além de conter hits consagrados até hoje como “Satã Clama Metal”.


Astaroth – Na Luz da Conquista

Verdadeira banda clássica do Rio Grande do Sul, o Astaroth deixou apenas o álbum Na Luz da Conquista, lançado em 1986 como registro de sua existência. Mas, mesmo assim, o disco ganhou o reconhecimento do público e se tornou um grande clássico do metal nacional.


Made In Brazil – Deus Salva… O Rock Alivia

O quinto álbum da lendária banda paulista formada em 1967 surpreendeu o público ao apresentar um dos discos mais pesados de sua carreira, deixando de lado as influências do pop rock e blues e se inspirando pelo hard rock e heavy metal estadunidense, entregando a pérola que manteve seu nome em evidência.


Alta Tensão – Metalmorfose

Lançado em 1985, o disco, produzido pelo músico Oswaldo Vecchionne, fundador da banda Made in Brazil, é celebrado por sua qualidade, que é reconhecida por veículos especializados nacionais e internacionais da música pesada.


Karisma – Sweet Revenge

Único registro da banda paulista de heavy metal, Sweet Revenge se tornou um clássico não só por trazer o heavy metal britânico (NWOBHM) para o Brasil, mas também por ser reconhecida como a primeira banda da América Latina a cantar em língua inglesa.

Menção honrosa: SP Metal I e II

Lançada no Brasil pelo selo Baratos Afins nos anos 80, a coletânea SP Metal reuniu em duas edições grandes expoentes do metal pesado de São Paulo que, apesar de não ter sido o primeiro disco de Metal gravado no Brasil, é considerado o que captou com fidelidade a efervescência do movimento.

As duas edições da coletânea, lançadas respectivamente em 1984 e 1985 reuniram as bandas Avenger, Vírus, Centúrias, Salário Mínimo, Korzus, Santuário, Abutre e Performances e ajudou a aumentar a credibilidade do heavy metal para o país.

7 Comentários
  1. Avatar de João Victor
    João Victor Diz

    Pô, daora. Vou sacar algumas bandas aí que eu não conhecia.

  2. Avatar de Gabriel calheiros
    Gabriel calheiros Diz

    Muito bem escolhido. Colocou viper e stress já tem meu like, tomara que role um parte II dessa lista

  3. Avatar de Helena
    Helena Diz

    Eita que tem algumas aí que eu não conheço, hein? Boa pedida pro feriado 🥳

  4. Avatar de Yuri Costa
    Yuri Costa Diz

    Boa! Aguardando a parte 2!!!

  5. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo Diz

    Matéria muito boa!! Bom que algumas bandas aí que nem conhecia. Uma parte 2 seria muito bom

  6. Avatar de Vinicius
    Vinicius Diz

    No aguardo da Pt II !!!

  7. Avatar de Rafael Inah
    Rafael Inah Diz

    Tem alguns materiais surpreendentes. É muito importante resgatarmos a memória da importância da cena brasileira. Esperando por outras matérias como essa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.