Apesar do grande sucesso do personagem, um dos grandes ícones da franquia Star Wars, Han Solo, não era tão querido, pelo menos pelo intérprete, Harrison Ford. Inclusive, em diversas entrevistas, o ator manifestou sua vontade de que o personagem morresse na trama.
O criador da franquia, George Lucas, revelou em entrevista à Empire que o astro pediu diversas vezes a ele para que o personagem pudesse morrer desde a primeira aparição no filme.
“Harrison continuou gritando durante todo o processo: ‘Me mata! Me mata! Me mata!’. Eu disse: ‘Harrison, não posso te matar. Preciso de você no final do próximo filme. Há uma história de amor acontecendo. Mas vou fazer a próxima coisa melhor. Vou colocá-lo em uma laje de concreto e enviá-lo para Marte’”, lembrou o cineasta.
Porém, os motivos que levaram Ford a desejar o fim de Han Solo não estão ligados ao desprezo pelo papel, mas sim a uma vontade de cumprir um “dever maior” do personagem, como um sacrifício para salvar os protagonistas.
“Eu achava que Han Solo deveria morrer. Achei que ele deveria se sacrificar pelos outros dois personagens [Luke Skywalker e Princesa Leia Organa]. Eu disse: ‘Ele não tem mãe, não tem pai, não tem futuro. Ele não tem responsabilidades na história neste momento, então vamos permitir que ele se sacrifique’”, explicou o ator.
Por outro lado, por mais que o pedido do ator fosse apoiado inclusive por Lawrence Kasdan, o roteirista da trilogia original, Lucas era absolutamente contra a morte de Han Solo, pois achava que o personagem era definitivamente relevante para a trama.
A “morte” de Han Solo: o adeus definitivo de Harrison Ford
Após quase 40 anos marcados pelo personagem, Harrison Ford finalmente teve seu pedido concretizado em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, onde um Han Solo já mais velho acaba sendo morto por seu filho, Kylo Ren, vivido pelo ator Adam Driver.
Em um momento emocionante, Han, ao tentar salvar o filho acaba sendo morto por ele, que perfura seu tórax com o sabre de luz, fazendo-o cair de uma ponte no planeta-arma Starkiller. Desta forma, Ford deu adeus ao personagem da forma que queria.
Por outro lado, esta não foi a última aparição do herói, que ganhou uma nova interpretação pelas mãos do ator Alden Ehrenreich, que interpreta um Han Solo mais jovem, desvendando suas histórias do passado.
Apesar de não ter sido um grande sucesso como os outros filmes da franquia, o spin-off focado no personagem conquistou críticas razoavelmente positivas e representa o começo de uma nova franquia derivada.
As produções da franquia Star Wars estão disponíveis através do catálogo do Disney+. Assista ao trailer de Han Solo: Uma História Star Wars: