Halloween Ends chegou para encerrar a nova trilogia da famosa franquia Halloween – A Noite Do Terror que se iniciou ainda no final da década de 1970. Contando a história de um assassino de babás que assombra a cidade de Haddonfield no feriado do 31 de outubro, somados os filmes, a trama já acumula mais de 10 longas inspirados na história do vilão Michael Myers.
Os últimos 3 filmes surgiram respectivamente em 2018, 2021 e agora em 2022 com a protagonista Laurie Strode (interpretada por Jamie Lee Curtis e principal rosto da franquia desde o primeiro filme em 78) na luta contra o assassino que escapa do sanatório e vai atrás dela e de sua família porém desta vez, ela está preparada, depois de quatro décadas de susto e ataques.
Um ano após a estreia de seu último longa, Halloween Ends chega para passar uma mensagem um pouco diferente, apostando mais em um olhar das diferentes maneiras “de como seguir a vida após o luto”. O final é uma passagem literal para o óbvio: está na hora de dar um basta em tudo que foi vivido até o presente momento nas vidas de Laurie e Allyson (a neta de Laurie, interpretada por Andi Matichak) Strode e Lindsay (interpretada por Kyle Richards).
Em apenas poucos dias após sua estreia o filme divide opiniões. O longa garantiu apenas 41% de aprovação na crítica especializada e 57% na crítica de gosto popular baseado em mais de 1162 avaliações somadas pelo famoso Rotten Tomatoes. Porém, o estreou no topo da bilheteria nacional e faturou R$ 3 milhões no primeiro final de semana em cartaz. O último filme da trilogia de terror ao ser visto por 156 mil pessoas de quinta (13) a domingo (16).
Abertura de portas para um novo revival
O sucesso do revival da franquia Halloween despertou o interesse de diversos estúdios, que acabaram interessando-se pelo revival de clássicas franquias de horror, fazendo ligações diretas com os filmes originais. Foi o caso de O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface, da Netflix, por exemplo, que apesar da proposta, não obteve o mesmo sucesso que o retorno de Halloween.
Recentemente, a Universal Pictures e o serviço de streaming Peacock anunciaram uma parceria para a produção de uma trilogia de um revival do clássico O Exorcista, que trará de volta ao seu papel original a atriz Ellen Burstyn (Chris MacNeil), a mãe de Regan MacNeil (Linda Blair).
Os filmes serão dirigidos pelo cineasta David Gordon Green, da trilogia Halloween, iniciada em 2018, que ainda recentemente chegou ao fim. Tal como seu projeto anterior, a compra dos direitos por uma nova franquia do filme não tem o objetivo de rescrever a história, mas sim desenvolver uma continuação.
O presidente da Blumhouse, e também produtor de Halloween, Jason Blum, deve continuar a trabalhar ao lado de Green na trilogia de O Exorcista.
A expectativa é que o primeiro filme da nova série seja lançado no segundo semestre de 2023. Devido a parceria com a Peacock, possivelmente os dois filmes seguintes serão liberados diretamente na plataforma. A respeito de uma possível volta ou participação de Linda Blair nada foi mencionado.