Em 1984, o primeiro filme da franquia Gremlins foi lançado e se tornou um clássico natalino, mesmo que envolvendo umas criaturas más, que buscam confusões pela cidade. Disponível no HBO Max, o longa traz a história de Rand Peltzer, que busca um presente diferente para seu filho Billy. Ao se deparar com um ser chamado Mogwai, Rand decide que é aquilo que quer dar de presente de Natal.
A criatura era cuidada por um velho chinês que não queria vendê-lo, mas seu neto ressapa o ser para Rand por duzentos dólares. Ao receber, ele descobre que precisa seguir determinadas regras, como não molhar, não deixar ter contato com a luz e principalmente o sol, e a última e mais importante: não alimentar depois da meia-noite. Billy ganha o Mogwai e não respeita as regras, o molhando. Ao fazer isso, ele se multiplicou em vários, e quando alimentados depois da meia-noite, se tornam criaturas más.
Franquia de Gremlins
O sucesso foi tanto que o longa possui mais um filmes, “Gremlins 2: A Nova Geração”, lançado em 1990 e existem rumores do terceiro, com “Gremlins 3”, ainda sem previsão de lançamento. No segundo filme, Gizmo consegue escapar e é salvo por Billy. Kate acaba descobrindo como fazer uma nova espécie de Gremlins, depois de molhar Gizmo. O novo integrante é levado para casa por engano e eles são alimentados novamente depois da meia-noite, gerando mais confusão.
Baby Yoda cópia nos Gremlins
Protagonista na série “The Mandalorian”, Baby Yoda conquistou o coração de todos, com sua fofura por mais poderoso que seja o mestre dos Jedis. Mas, o bebê não agradou o diretor Joe Dante, criador dos Gremlins. Para o cineasta, Baby Yoda é muito parecido com a Gizmo, afirmando que copiaram descaradamente.
“A longevidade dos filmes é essencial para esse personagem (Gizmo), que é basicamente como um bebê. O que me leva, claro, ao Baby Yoda, que é completamente roubado, uma cópia exata. Descarada, eu diria”, completou Dante.