Dentre os grandes festivais de música internacionais, o Pitchfork Music Festival certamente está entre os mais famosos. Idealizado pelo Pitchfork, que é um dos sites de música mais respeitados do mundo, o evento surgiu por volta de 2005, e desde então, contou com edições anuais.
Todavia, os fãs de música foram surpreendidos pela notícia que, após 19 anos de atividade, o festival não realizará sua 20ª edição em Chicago, onde tradicionalmente era situado, no próximo ano. A informação foi confirmada através de um comunicado oficial compartilhada pelos organizadores esta semana.
“Para nossa comunidade de Festivais de Chicago:
À medida que o cenário dos festivais de música continua a evoluir rapidamente, tomamos a difícil decisão de não realizar o Pitchfork Music Festival em Chicago em 2025.
Essa decisão não foi tomada de forma leve. Por 19 anos, o Pitchfork Music Festival foi uma celebração da música, arte e comunidade – um espaço onde memórias foram criadas, vozes amplificadas e o amor compartilhado pela música nos uniu. O Festival, embora alinhado com o gosto da equipe editorial do Pitchfork, sempre foi um esforço colaborativo, ganhando vida própria como um pilar vital da cena artística de Chicago.
Somos profundamente gratos à cidade de Chicago por ser o lar do nosso Festival por quase duas décadas, aos artistas que abrilhantaram nossos palcos com apresentações inesquecíveis e aos fãs que trouxeram uma energia incomparável ano após ano.Agradecemos à At Pluto e a toda a dedicada equipe do Festival, cuja dedicação e criatividade foram a espinha dorsal de cada evento, e à comunidade mais ampla, cujo espírito e apoio tornaram o Festival uma experiência verdadeiramente única.
E agradecemos a Mike Reed por fundar o Festival e por sua visão inspiradora.
A Pitchfork continuará a produzir eventos em 2025 e além. Estamos ansiosos para continuar criando espaços onde música, cultura e comunidade se cruzam de maneiras inspiradoras – e esperamos vê-los lá”, diz o comunicado.
A nota não deixa claro se o Pitchfork Music Festival pode ser realizado em outra cidade ou se os eventos destacados no fim tratam-se de novos investimentos. De qualquer modo, a notícia certamente surpreendeu os fãs do festival, que aguardam novas atualizações.
Além do Pitchfork Music Festival: 5 eventos cancelados em 2024
Considerando a estrutura necessária para sua realização, muitos são os fatores que podem levar ao cancelamento de um festival de música. E neste ano de 2024, diversos eventos enfrentaram o mesmo problema por motivos distintos. Confira 5 deles abaixo:
- MITA
Em fevereiro deste ano, o MITA cancelou sua terceira edição, que seria realizada ainda este ano. Em nota, a organização se limitou a dizer que teria optado por dar uma pausa para “encontrar respostas”.
- Primavera Sound na América Latina
Após muitos rumores, o Primavera Sound anunciou que estaria encerrando suas edições na América Latina por conta de “dificuldades externas”.
- Doce Maravilha Curitiba
“Limitação de recursos” foi a justificativa dada pela organização do festival Doce Maravilha após cancelar sua edição que seria realizada em Curitiba. Porém, o evento ainda ocorrerá em outros estados.
- Necrocamping 2024
Denúncias de má gestão financeira e possível fraude do principal organizador acabaram não só levando ao fim a segunda edição do festival Necrocamping, mas também de mais um festival dedicado ao Metal extremo brasileiro.
- Lollapalooza Paris
Apesar da edição de 2025 estar garantida, o Lollapalooza Paris 2024 acabou sendo cancelado por conta de questões logísticas. Afinal, o evento havia sido agendado muito próximo às Olimpíadas.