O longa-metragem que junta uma narrativa real com uma história de superação através de videogames, “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”, chega aos cinemas brasileiros no fim de agosto. No entanto, o filme já foi lançado para críticos e jornalistas nos Estados Unidos.
Com 43 críticas no dia de hoje (9), a avaliação — que não deve ser confundida com a da audiência em geral — não é muito positiva. Olhando mais de perto, as críticas positivas se misturam com as negativas, compartilhando uma imagem geral do filme.
Gran Turismo é bom?
De acordo com o site Letterboxd, o filme segue o adolescente Jann Mardenborough (Archie Madekwe), que é viciado no jogo de corrida “Gran Turismo”. Ao participar de uma competição para os melhores jogadores do mundo, Jann descobre que os ganhadores terão a oportunidade de se tornarem pilotos de corrida reais.
No elenco principal, “Gran Turismo” conta com David Harbour (Stranger Things), Orlando Bloom (Piratas do Caribe), Archie Madekwe (Midsommar), Darren Barnet (Eu Nunca…) e Geri Halliwell (Adrenalina 2: Alta Voltagem).
Com tantas opções de filmes para assistir, boa parte do público se volta para os sites de crítica para decidir, com base nas avaliações de milhares de usuários, em que produção é melhor investir tempo de tela. Desses muitos, um dos mais famosos, o Rotten Tomatoes, compilou 42 críticas de seus usuários que já tiveram acesso ao filme “Gran Turismo”.
Na média das primeiras avaliações no site, “Gran Turismo: De Jogador a Corredor” conta com 58% de desaprovação dos usuários do site. Dentro da página dos comentários, há uma mistura de elogios e críticas à direção, narrativa e mensagem do filme.
Um dos comentários, adicionado ontem (8), elogia as performances de David Harbour e Archie Madekwe, e comenta: “[…] É um filme decente, não por causa da direção de Blomkamp, mas a despeito dela”. Outros comentários colaboram com esse usuário, criticando bastante a condução de Neill Blomkamp, diretor do longa.