Grammy 2024: surpresas e esnobados entre as indicações
Nesta sexta (10), a Recording Academy anunciou os indicados ao Grammy 2024, e, como de costume, o anúncio gerou uma certa polêmica, e sites como a Variety e a Billboard já publicaram suas listas com as surpresas e os esnobados da lista.
Cinco surpresas nas indicações do Grammy 2024
1. Mulheres dominando: SZA dominou a lista de indicações, concorrendo a nove categorias, com nomes como Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Victoria Monét e Miley Cyrus também recebendo muitas indicações. Nas três categorias principais da noite – Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano -, tem apenas um concorrente masculino em cada uma: Jon Batiste.
2. Victoria Monét: Apesar de já estar no meio artístico há mais de uma década, rendendo hits para nomes como Ariana Grande e Chloe x Halle, Victoria está indicada a Artista Revelação e em mais seis categorias, o que pode catapultar de vez a cantora como um dos grandes nomes do R&B.
3. Jon Batiste: O único nome masculino das principais categorias já tinha surpreendido com sua vitória com Álbum do Ano por We Are (2021), e ver ele indicado em categorias tão importantes tão pouco tempo depois foi uma surpresa para muitos.
4. “Padam Padam”: O hit de Kylie Minogue foi indicado na categoria de Melhor Gravação Dance Pop, primeira indicação da australiana desde 2009. Aliás, tem outro australiano na mesma categoria: Troye Sivan, por “Rush”.
5. “Barbie” domina categoria: A trilha do filme ocupou quatro das cinco vagas da categoria de Melhor Música Escrita para Mídia Visual, com a divertida “I’m Just Ken” sendo uma das concorrentes.
Cinco esnobados nas indicações do Grammy 2024
1. Karol G: “Mañana Será Bonito” até está concorrendo na categoria de Melhor Álbum de Música Urbana, mas foi ignorado na categoria de Álbum do Ano, mostrando que o Grammy ainda hesita muito em premiar trabalhos de língua não inglesa nas grandes categorias.
2. Peso Pluma: O mexicano conseguiu ser indicado a Melhor Álbum de Música Mexicana, mas ficou de fora da categoria de Artista Revelação.
3. Shakira: A colombiana teve um dos maiores sucessos da sua carreira este ano com “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, parceria com o produtor argentino Bizarrap, mas a música foi completamente ignorada, mesmo sendo uma das músicas mais ouvidas do mundo este ano. A parceria dela com Karol G, “TGQ”, também foi esnobada.
4. Doja Cat: O sucesso “Paint the Town Red” até conseguiu uma indicação a Melhor Performance Pop Solo – o que é uma categorização interessante da faixa -, mas ficou de fora de categorias como Gravação do Ano e Canção do Ano.
5. Projetos solo do BTS: O fenômeno do k-pop está atualmente em hiato, mas alguns membros lançaram projetos que poderiam ter sido indicados. Um dos maiores sucessos do ano, “Seven”, de Jung Kook com a rapper Latto, poderia ter aparecido na categoria de Melhor Performance Pop de Duo/Grupo, por exemplo.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.