Lançado em 2019, o filme “O Som do Silêncio” é a atração da Tela Quente desta segunda-feira (18), trazendo uma produção exaltada pela crítica especializada.
Na trama, acompanhamos a história do jovem baterista Ruben Stone (Riz Ahmed), que gosta de heavy metal e vive em um trailer com a namorada e companheira de banda Louise (Olivia Cooke). Sua vida era normal, até que um dia, durante um show na turnê com a banda, percebe que está perdendo a audição rapidamente, precisando buscar ajuda para, além da surdez, a saúde mental.
O filme fez sua estreia mundial no programa Platform Prize, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, e em 2021, recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo as principais categorias de Melhor Filme e Melhor Ator, para Riz Ahmed, e Melhor Ator Coadjuvante, para Paul Raci. Ao final da celebração, levou para casa os prêmios de Melhor Som e Melhor Edição.
Mais informações de O Som do Silêncio
Como o filme teve um orçamento baixo, ele precisou ser gravado logo, e, por conta disso, em quatro semanas as filmagens foram finalizadas. Porém, o editor de som, Mikkel Nielsen, quis criar uma experiência cinematográfica única, com interação entre ruído e imagem. Para isso, o editor precisou de 23 semanas para deixar o filme perfeito, valendo a pena este esforço, pois foi indicado ao Oscar de Melhor Som e venceu a categoria.
Outro destaque importante na produção foi como Rube fez parte de uma comunidade surda para representar essas pessoas da melhor maneira possível. Porém, vale ressaltar que boa parte das pessoas do elenco realmente eram surdas, com exceção de Paul Raci (Joe). Porém, ele possui um detalhe pessoal peculiar, pois, mesmo ouvindo, seus pais são surdos, o que o fez aprender a língua de sinais e se tornar um ativista da causa.