“Gênios do Crime”, uma comédia norte-americana inspirada em fatos reais, foi lançada nos cinemas em 2006.
Na trama, acompanhamos Dave Ghantt (Zach Galifianakis), um funcionário de uma companhia de carros blindados, localizada no sul dos Estados Unidos. Com uma vida pacata, sua colega Kelly Campbell (Kristen Wiig), por quem tem uma paixão secreta, o convida para participar de um mega assalto a um banco para roubar 17 milhões de dólares. Para isso, eles contaram com uma equipe nada preparada, mas focada em concluir o plano ilegal.
Explicação e final do filme
A história do roubo começa depois que Kelly discute com o chefe e ele a demite. Em seguida, ela vai à casa de Steve Chambers (Owen Wilson), seu velho amigo, e ela lhe convence de roubar Loomis Fargo, um dos maiores bancos dos Estados Unidos. Kelly decide chamar Dave, por saber que ele é afim dela, convencendo-o facilmente de participar do crime.
Depois de conseguirem efetuar o roubo com sucesso, Dave é enviado por Kelly e Steve para o México com a promessa que ela fosse acompanhá-lo depois e que Steve lhe mandaria sua parte.
Ao final, apesar do roteiro tentar construir uma trama condizente, as cenas de risco com perseguições policiais ficaram irreais. Assim, é difícil de acreditar que os personagens pudessem sair ilesos, porém, dentro de uma narrativa cômica, isso pode não ser tão perceptível. Além disso, algumas piadas e estereótipos usados podem incomodar quem estiver assistindo.
Contudo, para quem não se importa e aprecia diálogos irônicos comandados por alguns dos melhores humoristas americanos, Gênios do Crime é uma boa opção.