Recentemente, a Netflix disponibilizou na sua plataforma o filme “Gaiola Mental”, um suspense policial protagonizado por Martin Lawrence e Melissa Roxburgh, que interpretam dois detetives que precisam desvendar os segredos de um serial killer, para solucionar uma nova onda de crimes. Lançado em 2022, o longa foi dirigido por Mauro Borrelli e teve o roteiro assinado por Reggie Keyohara III.
Na trama, o serial killer conhecido como O Artista foi o responsável por matar seis mulheres, e assinada a autoria dos seus crimes expondo os corpos como obras de arte. Ele foi pego por Jake, um dos detetives envolvidos, e condenado à morte. Mas, enquanto está aguardando o corredor da morte, outros crimes semelhantes começam a ocorrer e as autoridades chegam a conclusão que ele ganhou um imitador.
Com intuito de entender a sua mente e de outros serial killers, a detetive Mary é designada para interrogá-lo, já que Jake é conhecido. Conforme ela explora a mente dele, mais ela se torna parte do jogo do criminoso, despertando interesse do psicopata.
Explicação e final de Gaiola Mental
Jake e Mary começam a desconfiar que o serial killer está tendo contato com alguém fora da cadeia e poderia ser mentor de um novo criminoso, já que sua forma de organizar as vítimas é bastante específica. O nome verdadeiro do Artista é Arnaud Lefevre (John Malkovich), que possui um sombrio histórico de persuasão.
Além disso, o filme mostra como mostra que Arnaud teve uma infância traumática e que sua mãe o proibia de desenhar. Como ele tinha uma possessão por desenhos religiosos, ele se aprofunda nisso e acaba matando a própria mãe, fazendo com que o filme tenha uma reviravolta.
Conforme Jake percebe que Mary está cada vez mais envolvida no caso, ele alerta a agente de que no passado, o seu colega Zeke também esteve próximo do assassino e comete suicídio logo após o caso. Mas, Mary descobre coisas importantes sobre O Artista e chega a conclusão de que o assassino em série possuiu o corpo de Jake para cometer os novos crimes.
Além disso, desvenda que Zeke também foi possuído por ele, fazendo com que se matasse. Durante uma batalha, Mary acaba atirando em Jake, que não resiste e morre. Para se vingar de Arnaud, a policial decide colocar veneno nos seus lápis de desenho, já que sabia do seu costume de morder o objeto. Quando o serial killer tenta possuir o corpo do Dr. Loesch (Neb Chupin), o veneno começa a fazer efeito e ele morre.