Lançado em 2021, o filme “Gaia” é um suspense sul-africano, que foi dirigido por Jaco Bouwer a partir de um roteiro de Tertius Kapp. A produção é estrelada por Monique Rockman, Carel Nel, Alex van Dyk e Anthony Oseyemi, prometendo uma história envolvente e intrigante.
Na trama, acompanhamos uma missão de vigilância feita em uma floresta primordial, onde dois guarda-parque encontram dois sobreviventes após um estilo de vida pós-apocalíptico. Totalmente desconexo da realidade, a criança e o pai filosófico parecem ter sua própria religião, e uma relação misteriosa com a natureza. Isso faz com que algumas perguntas sejam feitas, principalmente sobre sua existência. Mas, quando uma cabana é atacada por estranhos seres pós-humanos uma noite, eles aprendem que há uma maior ameaça neste deserto emergente.
O filme não está disponível na Netflix e infelizmente em nenhum outro serviço de streaming no Brasil.
Recepção da crítica especializada
Como filmes de terror não costumam agradar muito a crítica, existe sempre o risco dos avaliadores darem notas negativas para as produções. Porém, Gaia conseguiu se destacar positivamente e possui 85% de aprovação no Rotten Tomatoes. No consenso geral do site, foi dito que: “Se as suas ambições narrativas nem sempre são igualadas pelos seus visuais arrepiantes, Gaia continua a ser uma fatia eficaz do horror ecológico.”
Além do site, também foram feitas algumas resenhas sobre a produção, como no portal The AV Club, que escreveu a seguinte crítica: “Mesmo quando a história assume conotações bíblicas, o melodrama nunca floresce. E em termos de suspense, Gaia não aperta tanto os parafusos como transformá-los incessantemente na direção errada.”