Na próxima quinta-feira (6), O Exorcista do Papa chegará aos cinemas nacionais com roteiro adaptado das biografias An Exorcist Tells His Story e An Exorcist: More Stories, baseadas em histórias sobre o padre Gabriele Amorth.
Porém, algumas dúvidas podem surgir sobre a pessoa do padre Amorth, uma vez que o filme focará mais em seus feitos, e não sua origem. Portanto, antes de mais nada, é correto que Gabriele Amorth foi um padre italiano, reconhecido como o exorcista do Vaticano.
Amorth faleceu em 2016, aos 91 anos, mas deixou um legado de mistérios para trás, com suas histórias inspirando diversas produções ao longo dos tempos. Ele nasceu em Modena, Itália, em 1º de maio de 1925 e cresceu em uma família católica devota.
Em 1937, e com apenas 12 anos, descobriu a vocação ao sacerdócio graças à sua ativa participação na Ação Católica paroquial e na Associação San Vicenzo. Desde a época, Amorth foi desenvolvendo suas habilidades no sacerdócio para que pudesse ter reconhecimento de seu trabalho.
Em 1986, foi, oficialmente, nomeado Exorcista de Roma pelo Cardeal Hugo Poletti, o qual também será retratado no filme, e em 1990 fundou a Associação Internacional de Exorcistas, da qual foi presidente até se aposentar aos 75 anos.
O padre alega ter feito pelo menos 100 mil exorcismos durante o período de atividade. Ele era conhecido por sua abordagem prática e por reafirmar a existência do diabo e dos demônios. Por isso, alertou várias vezes sobre as consequências do tabuleiro Ouija, da astrologia e de outras práticas ocultistas.
O Exorcista do Papa será a primeira adaptação de suas histórias que trará Amorth como o protagonista. Antes disso, apenas um documentário intitulado O Diabo e o Padre Amorth produzido por William Friedkin, o lendário diretor de O Exorcista, trazia um pouco mais da história real do padre.
Mais sobre O Exorcista do Papa, baseado na história de Amorth
Baseado em fatos contados pelo padre Amorth, O Exorcista do Papa acompanha Amorth enquanto ele investiga a terrível possessão de um menino e acaba descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente manter no esquecimento.
O filme chegará aos cinemas no dia 6 de abril e traz Russell Crowe no papel do padre Gabriele Amorth. O elenco do filme ainda conta com inclui Franco Nero (o Django original de 1960), interpretando o Papa, o Pontífice ao qual o Padre Gabriele reporta. Daniel Zovatto (O Homem nas Trevas) e Ralph Ineson (A Bruxa).