“Futuro da Marvel nas mãos de um viciado”: Como Robert Downey Jr. foi escolhido para Homem de Ferro?
Com a estreia de Guardiões da Galáxia Vol. 3, a Marvel chegou ao seu 32º filme e totalizou uma arrecadação de incríveis US$29 bilhões nos cinemas. Porém, nada disso seria possível sem o sucesso de um filme: Homem de Ferro.
O MCU iniciou oficialmente em maio de 2008 com o lançamento da primeiro obra com Tony Stark. O multibilionário excêntrico foi interpretado por Robert Downey Jr. em uma ação considerada uma grande aposta do estúdio. Afinal, tratava-se de um nome que passou anos em tratamento para seu vício em drogas e estava apenas iniciando a retomada de sua carreira.
Downey Jr. foi uma aposta bancada por Jon Favreau, diretor de Homem de Ferro, e por David Maisel, então chefe da Marvel Studios. Em entrevista ao The New Yorker, o executivo revelou que a Marvel Entertainment tinha Timothy Olyphant como favorito.
“Minha diretoria achou que eu estava louco em colocar o futuro da empresa nas mãos de um viciado. Eu os ajudei a entender o quão ótimo ele era para o papel. Todos tínhamos confiança de que ele estava limpo e que ficaria limpo.”
Após o lançamento (e sucesso) de Homem de Ferro, a Marvel fez a estreia de O Incrível Hulk, com um sucesso mais moderado. No entanto, o longa de Tony Stark foi suficiente para deixar a marca do estúdio e a Disney investiu US$4 bilhões para comprar a Marvel.
Homem de Ferro: relembre filme com Robert Downey Jr.
Na trama de Homem de Ferro, vemos o playboy e gênio da engenharia Tony Stark tendo que se livrar de terroristas que o raptaram. Assim, ele desenvolve um traje especial, conferindo-o grandes poderes e se tornando o Homem de Ferro.
Além de Robert Downey Jr., fizeram parte do elenco Jeff Bridges, Terrence Howard, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb e Jon Favreau. O sucesso do filme foi tamanho que, dois anos depois, Homem de Ferro 2 chegou às telonas.