Funk brasileiro foi a música mais ouvida na Ucrânia; conheça
No ano passado, Bibi Babydoll e o DJ Brunim XM ficaram no topo da playlist Viral Global do Spotify com a música “Automotivo Bibi Fogosa”. O curioso é que a faixa também alcançou o topo da playlist na Ucrânia, tendo viralizado graças ao TikTok.
O curioso é que a música não foi pensada para o mercado internacional e nem contou com uma grande promoção, já que Bibi Babydoll, natural de Curitiba (PR), era uma artista independente na época. Em entrevista para O Tempo, a cantora revela que acredita que o sucesso no país europeu foi porque a música usa elementos presentes nos hits de lá.
“A minha faixa ainda tem uma batida mais latida, com uma letra em português e uma vozinha suave. E tem também um sample de ‘Can You Feel My Heart’, da banda Bring Me the Horizon, que é algo a que eles estão familiarizados”, explicou a curitibana de 25 anos.
“Automotivo Bibi Fogosa” não é só funk, é “Brazilian phonk”
A faixa aposta em uma nova vertente do funk, que vem fazendo cada vez mais sucesso no TikTok, no Spotify e em paradas de música eletrônica.
“Ainda que os nomes sejam parecidos, o funk e o phonk são estilos distintos. Com origem norte-americana, o phonk se popularizou em 2022 no TikTok, e tem como características uma sonoridade futurista e distorcida, aliada a elementos do rap, hip hop e da eletrônica”, explica uma matéria da Billboard.
Basicamente, o Brazilian phonk é uma mistura de eletrônica e funk brasileiro, com um estilo bem dançante e um som um pouco mais “agressivo”. As capas das músicas costumam trazer referências do mundo dos games e dos animes.
Para os viciados em TikTok, lembra daquele viral “Ashley Look at Me” que fizeram com um diálogo de “The Boys” (2019-presente)? Aquilo é um ótimo exemplo de Brazillian Phonk.
Fonte: Rolling Stone Brasil, Billboard e O Tempo.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.