Funcionária que causou morte de colega no set de filmagens é condenada à prisão

Hannah Gutierrez-Reed, que era armeira no set de “Rust”, foi condenada a 18 meses de prisão pela morte da cinematógrafa Halyna Hutchins. Ela faleceu no set de filmagens em 2021 depois que uma arma que estava sendo usada no ensaio foi disparada pelo ator Alec Baldwin. A arma, que deveria estar com balas de festim, estava com munição de verdade.

O julgamento aconteceu no estado do Novo México, nos EUA, onde o longa estava sendo gravado e o trágico acidente aconteceu.

A armeira de 26 anos, que era a responsável por checar que a munição das armas cenográficas fosse falsa, foi considerada culpada de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, no julgamento que aconteceu no início de março. Ela também estava sendo acusada de interferir com as evidências do caso, mas foi inocentada dessa segunda acusação.

Segundo os promotores do caso, Gutierrez-Reed foi “negligente”, “descuidada” e “imprudente” por não notar que balas de verdade tinham sido misturadas na caixa da munição falsa. Os promotores definiram a morte de Hutchins como um caso de “negligência trágica”. O diretor de “Rust”, Joel Souza, que também foi atingido, mas sobreviveu, depôs no julgamento e relembre que a armeira olhou para ele depois do tiro repetindo sem parar: “Desculpa, Joel”.

Os pais e a irmã da vítima Halyna Hutchins se declararam “satisfeitos” com o veredito. “Nós torcemos pra que o sistema judicial continue se assegurando que todo mundo que foi responsável pela morte de Halyna tenha que enfrentar consequências legais das suas ações”, afirma comunicado da família.

Alec Baldwin ainda vai ser julgado por morte no set de “Rust”

O ator, que estava segurando a arma no momento que ela disparou e matou a cinematógrafa e atingiu o diretor, será julgado, também por homicídio culposo, em julho, no Novo México. Baldwin se declarou inocente da acusação. Ele estava apontando a arma para Hutchins durante um ensaio do filme e declarou que não tinha puxado o gatilho, mas sim a trava. Porém, especialistas concluíram que o gatilho precisou ter sido puxado ou pelo menos um pouco apertado para que a arma disparasse.

Alec Baldwin aguarda seu julgamento em liberdade.

alec baldwin
Foto: reprodução/People

Fonte: BBC News e AP News.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.