Amplamente aclamada como uma das franquias mais influentes das últimas décadas, Jogos Mortais está presente inteiramente no catálogo da HBO Max. Distribuídos pela Lionsgate, os dez filmes fazem parte do serviço de streaming, mas estão prontos para dizer adeus.
A HBO Max informou que a franquia criada pelos australianos James Wan e Leigh Whannell, em suas respectivas estreias, irá sair de seu catálogo no dia 30 de setembro. O streaming não informou o motivo da remoção, enquanto os produtores de Jogos Mortais também não comentaram se a franquia estará indo para outro serviço.
Atualmente, o primeiro Jogos Mortais também pode ser conferido pelo Prime Video, Starz e pelo Lionsgate+, além de estar disponível para aluguel e compra em diversas plataformas (via Just Watch). Os demais filmes da franquia estão espalhados em outros catálogos, como Globoplay e Net NOW.
Jogos Mortais: relembre a franquia que sairá da HBO Max
Considerado o ponto inicial do revival e popularização do snuff e do splatter, Jogos Mortais tornou-se conhecido por colocar o espectador no papel de um voyeur sádico de, literalmente, jogos mortais. O longo tornou-se influente e foi fundamental para a concepção de obras como O Albergue e Temos Vagas, além de lançar a carreira de James Wan, responsável por uma nova onda de horror na década seguinte com Invocação do Mal, Sobrenatural e Maligno, todos sob a produção da sua empresa, Atomic Monster.
Na trama, acompanhamos o serial killer John “Jigsaw” Kramer, cujas aparições acontecem através de um boneco de ventríloquo com duas espirais vermelhas nas bochechas. No lugar de matar suas vítimas diretamente, o assassino as aprisiona em situações que ele costuma chamar de testes ou jogos.
Esses eventos de vida ou morte servem, em sua concepção, para descobrir quem merece sobreviver e ser “reabilitado”. Os testes contam com sobrevivência a torturas físicas e psicológicas, causando traumas ou a morte das vítimas.
Ao todo, foram lançados dez filmes da franquia, sendo o último, Saw X, confirmado para o dia 29 de setembro. Até o momento, todas as obras de Jogos Mortais contam com John Kramer, com exceção de Espiral, cujo vilão é um copiador do serial killer.