Em Ford v Ferrari, vemos Matt Damon e Christian Bale interpretando Carroll Shelby e Ken Miles, respectivamente, os dois grandes responsáveis pela construção do Ford GT40 Mk, o carro da Ford que levou à empresa a vencer Le Mans depois de anos de domínio da Ferrari.
O longa de James Mangold conta as motivações da Ford e a traição da Ferrari, que usou a proposta da empresa americana para conseguir um valor maior de venda à Fiat, sua conterrânea italiana. Ford v Ferrari também conta com outras figuras históricas, como Henry Ford II, Lee Iacocca, Enzo Ferrari, Phil Remington, Roy Lunn e Bruce McLaren.
Matt Damon e Christian Bale interpretam Carroll Shelby e Ken Miles, respectivamente. Jon Bernthal, Caitríona Balfe, Tracy Letts, Josh Lucas, Noah Jupe e Remo Girone completam o elenco. Ford v Ferrari estreou em 2020 e conta com a direção de James Mangold, responsável por Johnny & June e Logan.
Ford v Ferrari: entenda final do filme
Após muitas idas e vindas, vemos, enfim, o carro construído pela dupla pronto e com Ken Miles sendo um dos pilotos designados para correr em Le Mans ’66. Durante a corrida, um dos veículos da Ferrari saí da competição e os três carros da Ford assumem as primeiras colocações.
Leo Beebe, novo vice-presidente da Ford que tem desavenças pessoais com Shelby e Miles, ordena que Ken Miles desacelere para que todos os carros da Ford cruzem a linha de chegada juntos. Miles acata a ordem e faz o que é pedido. Porém, por uma tecnicalidade (Miles saiu um pouco a frente na largada), McLaren, outro motorista da Ford, é considerado o vencedor da corrida.
Shelby fica possesso com Beebe e, surpreendentemente, Miles fica tranquilo, afirmando que se divertiu durante a corrida. Enzo Ferrari elogia o motorista à distância e Shelby promete a vitória à Miles no próximo ano.
Dois meses depois, enquanto testam o novo GT40, um erro no carro faz com que Miles bata o veículo e morra no incêndio. Vemos Shelby na casa de Miles conversando com seu filho, Peter, enquanto uma mensagem de epílogo mostra que a Ford seguiu sua senda de vitórias em 1967, 1968 e 1969. Ken Miles foi introduzido ao Hall da Fama de Automobilismo da América postumamente em 2001.