Para os fãs de produções sobre desastres naturais, a Netflix possui no catálogo filmes e documentários sobre diversos efeitos que ocorrem na Terra. Nas produções, é possível encontrar filmes fictícios sobre furacões, tsunamis, terremotos e vulcões, e também documentários reais. Dentre esses gêneros, dois merecem destaque: “Vulcão Whakaari: Resgate na Nova Zelândia” e o “Inferno de Dante”.
Vulcão Whakaari: Resgate na Nova Zelândia
Lançado em 2022, o documentário traz a tragédia que ocorreu em 2019, na Nova Zelândia, quando o vulcão Whakaari entrou em erupção e pessoas que estavam no local foram pegas de surpresa. Quando o vulcão entrou em atividade, rochas, cinzas e fumaças atingiram pessoas, que ficaram feridas, com algumas indo a óbito. De acordo com as informações locais, cerca de 50 turistas estavam no local onde o vulcão fica localizado, em uma ilha desabitada no nordeste do país, conhecida como White Island.
Vinte e duas pessoas morreram e dezoito foram resgatadas, com ferimentos em diversos lugares e de diversos graus, tendo queimaduras graves. O documentário, dirigido por Rory Kennedy, trouxe detalhes de como ocorreu o acidente, durante um passeio turístico em torno da ilha vulcânica. 47 guias e viajantes ficaram presos no local, envoltos de uma nuvem piroclástica cinza e tóxica. O documentário ainda conta com testemunhos dos sobreviventes na produção.
Inferno de Dante
Estrelado por Pierce Brosnan, o longa foi lançado em 1997, trazendo uma história fictícia de um vulcão adormecido na cidade de Dante’s Peak, localizada em Washington, nos Estados Unidos. O vulcanólogo Harry Dalton volta à cidade de Dante’s Peak para investigar a possibilidade de o vulcão entrar em erupção, depois de ter perdido a esposa quatro anos atrás, vítima de uma erupção inesperada na Colômbia.
Com isso, Harry acredita que possa acontecer o mesmo na cidade norte-americana, e convence a prefeita Rachel Wando (protagonizada por Linda Hamilton) que salve as famílias. A cidade possui o título de segundo melhor lugar do mundo para se morar, porém, corre o risco de ser destruída por um desastre natural.