Dahmer: Um Canibal Americano, a mais recente série da Netflix, criada por Ryan Murphy e Ian Brennan, reanimou o interesse do público em séries true crimes e despertou novamente a curiosidade na história do assassino conhecido como “o canibal de Milwaukee.”
A bizarra história de Jeffrey Dahmer chocou os Estados Unidos e o mundo devido à sua brutalidade. Entre 1978 e 1991, ele assassinou 17 homens em Wisconsin e em Ohio, nos Estados Unidos, geralmente atraindo as vítimas para a sua casa e depois dopando-as, matando-as e desmembrando seus corpos e algumas vezes, devorando sua carne.
Dahmer alegou que suas fantasias sexuais o controlavam, e que ele queria que suas vítimas ficassem completamente sob seu controle. Ele contou ainda que não gostava de matar, mas que cometia os crimes em busca de um objetivo maior.
Evan Peters vive com maestria a atual representação do serial killer no seriado, mas essa não é a primeira aparição de uma representação de Dahmer na sétima arte. Diversos filmes foram realizados sobre a história de Dahmer, sejam eles documentários ou ficcionais.
Ross Lynch, Jeremy Renner e Carl Crew: diferentes faces para Dahmer
Diversos atores já representaram Dahmer nas telas, dando diferentes dimensões ao serial killer e explorando diferentes perspectivas de sua vida. Listamos alguns filmes que representaram a história do assassino:
- Dahmer: Mente Assassina (2002)
Em 2002, a história dos crimes de Jeffrey Dahmer já havia gerado um filme de horror dirigido por David Jacobson. Na obra, Dahmer é interpretado pelo ator Jeremy Renner, famoso por interpretar o Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel. Ele recebeu uma indicação para o Independent Spirit Award de Melhor Ator por conta deste trabalho.
- O Despertar de um Assassino (2017)
O filme do diretor Marc Meyers baseia-se na graphic novel My Friend Dahmer, de Derf Backderf e foca não apenas na história real do serial killer, mas também mostra a relação entre ele e seus amigos, especialmente com Backderf, que produziu uma HQ sobre o tempo em que eles conviveram durante os anos 70. Ross Lynch vive Jeffrey Dahmer e seu amigo Derf é interpretado por Alex Wolff (ator de Hereditário).
- Dahmer – O Canibal de Milwaukee (1993)
Em 1993, David R. Bowen já havia criado uma primeira versão dramatizada da história deste serial killer.
Dentre as adaptações sobre a vida de Dahmer, o filme costuma ser bastante elogiado por sua abordagem crua dos fatos. O assassino é vivido pelo ator Carl Crew, que também escreveu o roteiro do filme.
- Raising Jeffrey Dahmer (2006)
Neste longa de 2006, o diretor Rich Ambler explora a relação de Jeffrey Dahmer com seu pai, Lionel, durante um dos seus julgamentos em 1991. O assassino é interpretado pelo ator Rusty Sneary e, seu pai, por Scott Cordes.
- The Jeffrey Dahmer Files (2012)
Os crimes e a vida de Jeffrey Dahmer foram alvos também de documentários. The Jeffrey Dahmer Files foi dirigido por Chris James Thompson e se propõe a documentar esta história de maneira experimental, a partir de imagens de arquivos, entrevistas e encenações ficcionais com atores.
Além dos filmes citados, a Netflix anunciou no começo de outubro uma nova temporada da série Conversando com um Serial Killer, que foca em fitas e registros com assassinos famosos. As duas primeiras temporadas foram sobre Ted Bundy e Joe Berlinger, o Palhaço Assassino. Agora, a nova trará registros de Jeffrey Dahmer, e promete mostrar informações inéditas sobre ele.