10 filmes sobre comunismo: Confira os mais emblemáticos

Nos tempos atuais, o comunismo já não apresenta a mesma força de outras épocas, quando a antiga URSS, ou União Soviética, ainda era uma superpotência formada pela união de várias repúblicas soviéticas subnacionais.

Na década de 1980 o último líder soviético, Mikhail Gorbachev, buscou reformar a União com a introdução das políticas glasnost e perestroika em uma tentativa de acabar com o período de estagnação econômica e de democratizar o governo.

Os poucos países comunistas que restaram no mundo atualmente incluem China, Vietnã, Laos, Coréia do Norte e Cuba. Mesmo assim, em outros países, ainda há idealistas e revolucionários que partilham da mesma ideologia.

Uma forma de preservar a história dos ideais comunistas foi através do cinema. Pois quando olhamos para a história do cinema, ainda podemos enxergar um pouco mais da pujança do comunismo de outros tempos, especialmente nos filmes dessa singela lista que preparamos.

Filmes sobre o comunismo

Capitalismo, uma História de Amor:

O polêmico documentarista Michael Moore explora o colapso da economia mundial, apresentando uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade.

Clube da Luta:

O filme de David Lynch apresenta Jack, um homem deprimido que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído.

A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler. O filme faz uma reflexão crítica acerca da sociedade de consumo na qual vivemos e os efeitos que ela provoca nos indivíduos.

The Edukators:

Três jovens idealistas realizam protestos pacíficos, invadindo a casa de pessoas ricas para trocar os móveis de lugar e deixar mensagens de protestos. Numa de suas ações um deles esquece um celular, o que faz com que tenham que retornar ao local no dia seguinte, e nessa “visita”, eles encontram o dono da casa.

Lançado em 2004, esse filme produzido em parceria entre Áustria e Alemanha, mostra de modo bem criativo como a juventude, quando privada de tudo que lhe permite evoluir, pode simplesmente se virar contra os culpados (os mais ricos) e se vingar de modo bem criativo.

Frida:

Esse filme de 2002, dirigido por Julie Taymor e estrelado por Salma Hayek e Antonio Banderas narra a trajetória da artista plástica mexicana Frida Kahlo, que manteve relacionamento aberto com o também pintor mexicano Diego Rivera.

O auge da trama, porém, se dá quando o casal recebe por uns tempos um exilado da União Soviética, ninguém menos do que Leon Trotsky, com quem Frida terá um tórrido romance.

Diários de Motocicleta:

Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, esse filme estrelado por Gabriel García Bernal narra a trajetória de Ernesto Guevara de La Serna, antes de se tornar a mítica figura do guerrilheiro revolucionário conhecido pelo apelido de “Che”.

O filme mostra com riqueza de detalhes poética a primeira grande viagem que Guevara fez durante sua juventude pela América Latina, acompanhado de seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna). É durante essa viagem que a figura do revolucionário começa a ganhar força dentro de Guevara.

Che – O Argentino/A Guerrilha:

Um filme de 2008, dividido em duas partes, que conta com a brilhante atuação de Benício del Toro como o guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara.

O filme mostra a vida de Guevara em diversos momentos importantes, como quando ele conhece Fidel Castro e decide participar da guerrilha cubana, ou então o momento final nas selvas da Bolívia.

Tudo de modo a colocar uma aura ainda mais mítica em torno do guerrilheiro mais lembrado e menos compreendido da história.

Reds:

O filme conta com um elenco de peso, com astros como Jack Nicholson, Diane Keaton e Warren Beatty. Na trama, o jornalista americano John Reed viaja à Rússia para documentar sobre a Revolução Boleshevik e retorna um revolucionário. 

Reds mostra a participação de John na Revolução Russa em 1917, seus contatos com importantes lideranças e as divergências internas que já aparecem no movimento comunista da União Soviética.

Dessa participação John realizou a mais famosa cobertura jornalística da revolução, imortalizada no livro Os dez dias que abalaram o mundo, um clássico sobre a história da Revolução Bolchevique, altamente elogiado por Lenin.

O Encouraçado Potemkin:

Lançado pelo regime soviético em 1925, esse filme de propaganda representa uma obra magistral do cinema mudo, independente de ideologia. Falando apenas da arte. E a arte está presente em cada cena, cada atuação, cada tomada.

O filme tem como base um acontecimento real, o levante de um grupo de marinheiros em 1905, que se recusou a comer carne podre. E deste fato, o filme parte para se tornar uma obra arrebatadora sobre a força das massas diante das injustiças. Uma verdadeira obra-prima que deve ser assistida, independente da sua ideologia política.

Boa noite, e Boa Sorte:

Dirigido e estrelado por George Clooney, esse filme contacom a participação de Robert Downey Jr. e David Strathairn no elenco. O filme narra a história de Edward R. Murrow, um âncora importante da televisão dos Estados Unidos que critica as táticas utilizadas pelo senador Joseph McCarthy.

Estas táticas inflamaram a famosa caça aos comunistas surgida nos anos 1950 no país. Essas críticas fizeram com que um verdadeiro debate ideológico de grandes proporções surgisse entre Murrow e McCarthy.

Good Bye, Lenin!:

Essa comédia dramática alemã parte de uma premissa que é no mínimo inusitada. Um rapaz, morador do lado oriental do muro de Berlim, vê que sua mãe, uma fervorosa simpatizante do regime socialista, sofre um ataque cardíaco e entra em coma.

Esse período em coma dura oito meses, o que é tempo suficiente para que ela não acompanhe os eventos que culminam com a queda do muro de Berlim e com a derrocada do regime socialista na Alemanha.

Para que ela não sofra com o baque do fim de seu sonho socialista, o rapaz faz com que a mãe não perceba que tudo mudou, criando uma série de situações engraçadíssimas. O mais interessante é a preservação do apartamento da família, que permanece parado no tempo, para que a mãe pense que ainda há uma Alemanha Oriental (RDA).

14 Comentários
  1. Avatar de Igor
    Igor Diz

    Comunismo foi e é uma das piores ideologias do mundo … Che era um assassino , a ideologia do PT aplaude esses merdas e difunde a ideia de que ele era um herói

    1. Avatar de Estudado
      Estudado Diz

      Caramba…comunismo ideologia do PT uashuashaus XD
      Alguém precisa estudar um pouquinho o que é comunismo

    2. Avatar de Ramon
      Ramon Diz

      Que loucura que ele disse!! hahaha Estudem crianças, se não acabaram assim!

  2. Avatar de jo
    jo Diz

    entre os filmes de comunismo. deveriam ter incluido o filme “O Sol da Meia Noite”

    1. Avatar de Ra
      Ra Diz

      Esse não é muito bom não.

  3. Avatar de George
    George Diz

    Muito massa tua seleção…parabéns

  4. Avatar de Junior
    Junior Diz

    Como hoje em dia com tanto acesso à informação ainda existem pessoas que se deixam iludir por esta ideologia que serve de isca para grupos que desejam o poder…. citem apenas 1 exemplo de sucesso de País comunista… socialista, ou qualquer “ista” que preferirem….

    Olhem a história, os exemplos atuais dos nossos vizinhos venezuela e argentina…. do povo de cuba… dos medicos cubanos que estão fugindo para os EUA….. Vejam o que o governo está fazendo com o Brasil…. e com o povo brasileiro…. a simpatia com o Islamismo, libertem-se,,,, estamos sendo manipulados por uma minoria que possui um plano de poder comunista….

    1. Avatar de Ramon
      Ramon Diz

      Fala algum país que não seja “ista”? Não existem

  5. Avatar de Nataly
    Nataly Diz

    Se você seguir a ideia do Clube Da luta, você sera um “Space Monkey” , o filme mostra o quanto o comunismo é uma bosta, e o melhor, que nunca vai dar certo, e nada no filme é real (o diretor já disse).

    1. Avatar de Jonathan
      Jonathan Diz

      Em que parte o filme mostra isso, Nataly? Explique sua teoria, por favor.

    2. Avatar de Ramon
      Ramon Diz

      Você entendeu errado, Nataly!! O diretor, Fincher, é comunista e tentou explicar justamente o contrário do que vc disse.

  6. Avatar de Will Nunes
    Will Nunes Diz

    Esse junior pareceu meio retardado ao dizer ‘qualquer “ista”‘. Os outros também, alienados do Governo capitalISTA que constrói misérie eordem para o povo, mas progresso pra burguesia. Movidos pelos valores do ego, da opressão e das distrações capitalistas. A luta de classes é necessária para a construção da sociedade sem classes. Parem de exercitar a falação de merda, e olhem pra corrupção nos seus próprios valores

  7. Avatar de Jonathan
    Jonathan Diz

    Em que parte que o filme mostra isso Nataly? Explique sua teoria, por favor.

  8. Avatar de marcos
    marcos Diz

    nao me baseio pela midia ou livros , pois papel aceita tudo . a pratica mostra a diferença para onde leva o socialismo e o capitalismo . coreia do NORTE e coreia do SUL … japao e cuba …. apesar de nao ter ideologia ideal na PRATICA socialismo leva a se criar um LIDER ( uma pessoa idolatrada como um deus ) e com isso a miseria se istala , pois nao se tem liberade para as pessoas pensarem e serem LIVRES para criar . …. socialismo nunca funcionara na pratica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.