Apesar de ter obtido um reconhecimento gigantesco após o sucesso de Barbie, a carreira da diretora Greta Gerwig, mesmo sendo “curta”, já é considerada renomada em Hollywood. Atriz, roteirista e diretora, a ligação de Gerwig com o cinema começou em 2006, quando atuou no filme LOL, de Joe Swanberg.
Desde então, ela colecionou filmes em sua carreira que vão desde o “mumblecore”, um movimento artístico cinematográfico independente de Nova York, até obras como Para Roma com Amor, de Woody Allen e Frances Ha, de seu namorado, o cineasta Noah Baumbach.
“Lady Bird: A Hora de Voar” (2017), é considerado o primeiro trabalho de Greta como diretora, porém, ela já chegou a co-dirigir e atuar em um filme ao lado do diretor Joe Swanberg, em 2008.
Para conhecer melhor o trabalho da cineasta por trás das câmeras, que se tornou a quinta mulher a ser indicada ao Oscar de melhor direção, conheça alguns dos filmes que contaram com sua direção.
Nights and Weekends (2008)
Onde assistir: não disponível em plataformas nacionais.
O drama independente narra a história de um casal que, mesmo apaixonado, decide terminar a relação por morar em cidades diferentes e não poder solucionar os problemas e as tensões. Porém, eles acabam percebendo que virar a página de seu relacionamento não será uma tarefa fácil.
Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Onde assistir: Globoplay
A jovem Christine McPherson (Saoirse Ronan), ou “Lady Bird”, como gosta de ser chamada, decide fazer faculdade longe de onde mora, na Califórnia, o que é reprovado por sua mãe. Decidida a levar o plano de ir embora adiante, ela se divide entre sua vida estudantil e desentendimentos familiares enquanto conta as horas para sua partida.
Adoráveis Mulheres (2019)
Onde assistir: Netflix
Sétima adaptação cinematográfica do romance de 1868 com o mesmo nome de Louisa May Alcott, o filme acompanha a história das irmãs March – Jo (Saoirse Ronan), Meg (Emma Watson), Amy (Florence Pugh), e Beth (Eliza Scanlen), que vivem em um período nos anos seguintes à Guerra de Secessão. Quando Beth adoece, a vida das irmãs muda para sempre.
Barbie (2023)
Onde assistir: em cartaz nos cinemas nacionais
Barbie (Margot Robbie), a famosa boneca da Mattel, começa a passar por crises existenciais que afetam sua vida perfeita na Barbielândia. Ela descobre que precisa ir para o mundo real para resolver seus problemas, mas essa não será uma tarefa fácil, tendo em vista as adversidades da realidade.